quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Correr no Monte da Lua

Janeiro 2010 -------------------------------
21º G. P. Fim da Europa; Sintra - Cabo da Roca

Correr em Sintra, a vila categorizada pela UNESCO como Património Mundial e Paisagem Cultural da Humanidade, já por si era atractivo, subir a correr o íngreme percurso da serra e atravessar o “Monte da Lua” até ao Cabo da Roca, ponto mais Ocidental da Europa, mais aliciante se tornou.

Quando tive conhecimento da realização desta prova, logo me ficou na ideia que não poderia perder esta oportunidade. Os 17 km iriam custar a calcorrear mas depois de ter visto o mapa do percurso, reflecti que custariam mais os primeiros 3 km e depois, do 9º ao 10º, com subidas íngremes. Assim foi, subi até ao cruzamento do Palácio da Pena com uma passada lenta, depois tive tempo para descansar no percurso seguinte até ao Convento dos Capuchos, seguidamente custou bastante a subida até ao parque de merendas junto da Peninha, finalmente a descida de cerca de 6 km até ao Cabo da Roca, que foi sempre a abrir.
Tem que ser reconhecida a boa organização da prova, pois além de terem levado numa carrinha os nossos sacos com o fato de treino para vestir no final da prova, também montaram uma tenda gigante que nos abrigou do vento e frio, sempre presente no Cabo da Roca. Quanto ao “manjar” que foi servido, claro que os primeiros foram os mais premiados (mereceram), mas há a salientar que vi servir também sandes e chá quentinho para aqueles que chegaram mais tarde. No final fomos transportados em autocarros até ao local de partida. Gostei e no próximo ano, se puder, lá estarei de novo!

24 Janeiro (Dom) 10h00 - 17km

João A. Melo

1 comentário:

1. Olá João

Mais uma prova que nunca tinha feito.

Pela sua beleza, pela sua dificuldade e pela chegada ao ponto mais ocidental da Europa foi uma prova que valeu a pena.

Nesta prova não te consegui acompanhar, eu bem tentei mas tu lá foste e eu fiquei.

Chá ainda vi que havia, agora o resto só nos sacos cheios de quem passa fome em Portugal.

Abraços e parabéns pelo teu palmarés. Para quem começou há bem pouco tempo, tens umas boas provas já realizadas.