quinta-feira, 11 de março de 2010

Corrida da árvore


Pesquisei que…
A Serra de Monsanto, devido à proximidade de Lisboa e às necessidades primárias da sua população, principalmente de lenha e exploração de pedreiras, sofreu ao longo dos anos, uma grande devastação da sua floresta. Por já estar completamente despida, nos finais do século XIX foi arborizada. Mais tarde, nas primeiras décadas do século XX, durante o Estado Novo, por vontade do então Ministro das Obras Públicas, Engenheiro Duarte Pacheco, foi projectado e construído o Parque Florestal, com a finalidade de proporcionar aos lisboetas um espaço de lazer. Nos finais do século passado (até parece que já foi à muito tempo…), foram construídos diversos equipamentos de recreio e lazer, melhoradas as estradas e recuperado o circuito de manutenção.
Em 1988, quando residia na Ajuda, cheguei a frequentar o circuito de manutenção, que achei ser bastante razoável. Há uns anos ainda ouvi falar num passeio/pista para ciclistas e peões a ligar a cidade e o parque florestal, era uma excelente iniciativa mas ficou-se pela ideia. Nos dias de hoje, o parque de Monsanto oferece boas condições, para quem quiser sair do bulício da cidade e passar um dia diferente em contacto com a natureza, tanto em passeio como a praticar desporto.
Foi também a pensar na corrida…em contacto com a natureza que decidi participar. A prova tinha motivos ecológicos, apelava à preservação do meio ambiente e o prémio de participação, além da camisola, era uma árvore e quem a não quisesse levar para casa poderia entregá-la a uma representação de escuteiros, que se encarregariam de as plantar.
Estava uma manhã com céu bastante nublado, a prometer chuva mas felizmente deu umas tréguas durante a corrida. Quanto à prova, pelo que tinha ouvido e lido, esperava maiores dificuldades, tendo custado mais um pouco os últimos quilómetros, que foram sempre a subir até à meta. No final, a satisfação de mais uma corrida, o partilhar com os restantes aqueles momentos, e o prémio, um pinheiro que plantei na mata, frente à minha casa.
7 Março (Dom) - 10km – Corrida da Árvore; Monsanto - Lisboa
Escalão: Veteranos II
Terminaram a prova: 662
Classificação: 208º,
Tempo: 00:49:38 minutos
Vencedor: Bruno Pais – S.L. Benfica
Link:  Revista Atletismo   
          Fotos: ammamagazine
João A. Melo

1 comentário:

  1. Espaço novo? Tenho que passar por aqui mais vezes, ou não fosse também eu, um apreciador de prática desportiva :)

    Grande abraço

    Tudo de bom :)

    ResponderEliminar