terça-feira, 29 de janeiro de 2013

23º Grande Prémio Fim da Europa


Depois de uma semana cheia de chuva, vento forte e trovoada, que deitou abaixo muita da floresta da Serra de Sintra, deixando caminhos e estradas intransitáveis, a organização do GP Fim da Europa, chegou a colocar a hipótese, caso as condições climatéricas não melhorassem, de não vir a realizar-se, tendo ficado só confirmada no dia anterior, pois quem conhece a Serra de Sintra, com o seu microclima, sabe que em situações de tempo adverso, não é para brincadeiras e esta prova termina num dos pontos mais agrestes do país, no Inverno, o Cabo da Roca.

Mas quem se importa? No ano passado a prova não se realizou, muito por causa da crise e de falta de verbas (dizem!), logo se juntou um grupo de resistentes, que em protesto efetuaram no mesmo percurso uma corrida "pirata". Certo é que deu frutos, foi badalada e este ano voltou a realizar-se, esgotando as inscrições em pouco tempo
.

É uma prova de 17 quilómetros, quer esteja mau tempo ou não, só quem participa, sofre nas serpenteantes e íngremes subidas pela serra, atravessa-a desde a vila até ao ponto mais ocidental do continente europeu, "onde a terra acaba e o mar começa", contemplando a beleza das verdejantes paisagens, consegue dar o valor.




As previsões meteorológicas deram melhoria de tempo, mas o domingo acordou a chover e com bastante nevoeiro. Cheguei ao local da partida eram nove horas, tinha que entregar a mochila com uma muda de roupa, para que na chegada tivesse com que mudar, que seria transportada numa carrinha da organização para junto da meta, pois não sabia o que me esperava. Lembro-me que em 2011, última vez que participei, estava um vento forte e bastante gelado tendo ficado a tiritar com frio.

Surpreendentemente, quando se aproximou a hora da partida, deixou de chover, tendo a prova decorrido toda debaixo de nevoeiro cerrado e húmido.
Senti bastantes dificuldades nos primeiros 5 km, que foram sempre a subir em curva e contracurva, como todos conhecem e sabem que até de automóvel custa. Seguidamente mais 7 km em sobe, desce e sobe até ao cruzamento da Peninha, um dos ponto mais elevados da serra, para depois descer os restantes 5 km até à meta no Cabo da Roca, onde normalmente se sente muito vento.



Chegada à meta 

A prova teve 898 participantes, terminei na 354 posição com o tempo de 01:28:44 horas, cerca de 1 minuto e meio a menos que na minha última participação.
Foram vencedores, em masculinos, o Alberto Chaiça, com o tempo de 00:58:59 e em femininos venceu Chantal Xhervelle com o tempo de 01:11:42.

"Deve ser o local do mundo, mais agreste, para terminar uma prova de corrida, mas valeu a pena", ouvi dizer a alguém!


links:
Fotos - Atletismo Magazine
Classificação - Grande Prémio Fim da Europa




Sem comentários:

Enviar um comentário