segunda-feira, 3 de maio de 2010

1º de Maio - Dia do Trabalhador


Só após o 25 de Abril de 1974 é que ouvi falar no 1º de Maio – dia do trabalhador, até então era assunto tabu, para mim e para muita gente era  proibitivo até falar sobre ele. As primeiras lembranças que guardo sobre as comemorações do 1º de Maio foram durante as temporadas de estudante na Covilhã, uma cidade na altura ainda com uma grande quantidade de fábricas de lanifícios em laboração. Registaram-se nessa época muitas contestações sobre as condições precárias de trabalho e baixos ordenados dos trabalhadores fabris. Habituei-me a ver o dia do trabalhador com bastante respeito e impregnado de um grande simbolismo, pela luta, unidade e solidariedade, de todos aqueles que defendem os seus direitos e uma sociedade mais justa.

Foi a primeira vez que participei nesta prova e desde logo fiquei agradado, tanto com a organização como por toda a envolvência. Foi bonito partir do estádio 1º de Maio, correr pelas principais artérias e praças da capital, até à baixa e voltar ao mesmo estádio, com meta na pista. Ao longo do percurso não faltaram pessoas a apoiar os atletas, entre eles, muitos estrangeiros turistas, que demonstraram aos (alguns) portugueses como se deve apoiar quem pratica este tipo de desporto.
Estivera um inicio de manhã com chuva miudinha mas à medida que se aproximava a hora da corrida foi diminuindo até que se foi e deu lugar ao sol, mas felizmente não esteve calor em demasia.
Encontrei alguns amigos das corridas, entre eles, o Mário Lima, camarada não só de corridas mas também dos blogues. Já participara em algumas provas com o Mário, mas desta vez estivemos juntos na partida, onde pusemos a conversa em dia, com o desenrolar da prova continuámos a correr em parceria e mantivemos um ritmo constante até à meta. Para mim era tipo uma promessa efectuar a prova ao lado dum atleta como o Mário Lima, um homem com grande experiência e vastos conhecimentos nesta andanças, além da sua sempre boa disposição. Amigo, foi um prazer!
01 Maio (Sab) - 15km – 29ª Corrida 1º de Maio - Lisboa
Escalão: Veteranos II
Terminaram a prova: 909
Classificação: 470º,
Tempo: 01:15:58 h
Vencedor: Nelson Cruz – GDU Caxiense
Links :     Corrida 1º de Maio          

João A. Melo

2 comentários:

  1. Olá João

    Obrigado pela parte que me toca, mas o prazer foi recíproco pois há muito que pensava também começar e acabar contigo e só tal não sucedia porque na hora da partida, não estávamos juntos e quase sempre passavas por mim já com a prova a decorrer.

    Onde eu estive antes de vir para Portugal, o 1º de Maio tb era desconhecido, mas por outros motivos, não sentíamos a repressão que se fazia sentir aqui. Lá a vida era de chinelo no pé, muita praia, muitas "bejécas" e muitas farras.

    Quando aqui cheguei é que reparei o quanto o trabalhador sofreu com a repressão laboral, mas os ventos de Abril já estavam a mudar essa situação. 36 anos depois pouco falta para de novo voltar ao que era.

    Assim, enquanto houver estas provas, o 1º de Maio continuará a ser um encontro de quem trabalha e através da nossa corrida festejaremos à nossa maneira este dia.

    Obrigado pela forcinha e por nunca te teres distanciado, e assim, como o dizes, nem que seja por uma única vez, começamos e acabamos a prova juntos.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. João Melo

    Obrigada pelas palavras deixadas no meu cantinho. Através de si, fiquei a conhecer outros "companheiros" destas "andanças" (todos eles com mais "pedalada" que eu, mas sem dúvida que com o mesmo prazer). Assim, enriqueci com o João e com quem conheci "através" de si (a partir deste blog).

    Um destes dias, numa prova qualquer havemos de nos cumprimentar (à partida, claro que à chegada será impossível:))) - sou uma lesminha)

    À do Terry Fox não irei. Fi-la em Maio de 2007 e nunca mais me senti com coragem para a voltar a fazer. talvez para o ano...

    Estarei em CORUCHE nas Pontes...(dia 9)

    Cumprimentos. Parabéns pelas provas. Felicito-o pelo bom gosto na organização e apresentação do seu blog. Gostei. Visitá-lo-ei com frequência.

    Paula
    http://alemvirtual.blogs.sapo.pt
    http://outra_alma.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar