quarta-feira, 26 de maio de 2010

De palácio a palácio

Mais uma corrida em Sintra, neste caso a ligar o belo e emblemático Palácio Nacional de Sintra (Palácio da Vila) ao Palácio Nacional de Queluz.
Andei toda a semana indeciso se deveria ou não participar nesta prova, pois doía-me a rótula da perna esquerda, provavelmente devido a um mau jeito nas descidas do percurso algo irregular onde efectuo os meus treinos. No fundo não sabia bem a origem destas dores e estava com receio de as poder agravar ou contrair uma lesão mais séria. Felizmente no domingo acordei um pouco melhor e lá fui eu para Sintra, onde cheguei já um pouco tarde (09h40), mas aproveitei e fiz o aquecimento até ao local onde levantei o dorsal e o chip.
Estava um dia de sol mas o calor ainda se aguentava razoavelmente, todavia previa-se que iria aquecer até à chegada em Queluz. No largo do palácio e arruamentos periféricos encontravam-se “os clientes do costume”, turistas, predominantemente Europeus, Asiáticos e Americanos.
A partida foi junto do palácio, seguindo-se pela volta do Duche, estação ferroviária, Portela de Sintra até à rotunda do Tribunal, onde se deu a volta. Passou-se junto do Centro de Emprego e seguidamente a primeira descida de cerca de 1,5 km até ao Lourel, continuando-se num percurso plano até à Recta da Granja. Começavam aqui as primeiras dificuldades, numa subida acentuada e prolongada até ao Algueirão Velho. Custou um pouco a fazer e vi os primeiros a caminhar.
Seguidamente passou-se por pequenas localidades, em percurso plano e de descida, até Meleças. A partir daqui veio o troço mais difícil, numa subida de alguns kms, pela Serra da Carregueira, com passagem por Mira-Sintra, Quartel da Carregueira até ao alto de Agualva. Durante este percurso uma agradável surpresa, pois tivemos direito a um abastecimento suplementar, fornecido por um motard, que trazia garrafas de água em maletas laterais. Veio mesmo a calhar, pois já íamos perto do 13km e o calor já apertava. O restante foi a descer até Belas, e a partir dali, como se costuma dizer, faltava ainda o mais difícil…chegar à meta.
Cheguei relativamente bem, pois conhecia o percurso, poupei-me de inicio e precavi-me nas subidas, mantendo um ritmo constante. No final fica sempre a ideia que poderia ter dado um pouco mais, mas melhorei a minha marca anterior da meia Maratona de Lisboa e já foi bom.
A destacar a boa organização, com marcações de kms bem definidas, abastecimentos de água de 5 em 5 kms, e ainda o suplementar efectuado pelo motard. Também o serviço da polícia foi exemplar, tirando a zona de Queluz, todo o percurso foi livre de trânsito. Se esta prova fosse mais publicitada, o sucesso seria maior. Penso que merecia!

23 Maio (Domingo) – 21.195 m – 8ª Meia Maratona dos Palácios – Sintra\Queluz
Fotos:  Tiradas por mim
João A. Melo

1. Olá João

O facto de se estar a correr em casa é meio caminho andado.

O calor apertou nesse Domingo e mesmo eu lá no Gerês bem o senti de tal forma que quando cheguei perguntaram se por acaso em vez da prova não tinha ido para a praia.

Fica sempre a ideia, no fim, de que se podia ter-se feito melhor, mas se chegaste ao fim com essa ideia é sinal de que fizeste uma prova equilibrada. Se tivesses pensado que poderias fazer melhor no início podia ser que não chegasses ao fim

Parabéns

2. Entre os 502 que terminaram a prova vc pegou uma boa colocação Jam. Na saida estavas com dor no joelho, já não era bom sinal e na chegada vc estave bem antes de muitos. Estas em plena forma, apenas cuide do teu joelho, só tens dois visse?

3. Agora... quanto a correr de palácio a palácio, é um privilégio europeu. Aqui podemos correr de praça a praça. Parabéns pela corrida.