quarta-feira, 12 de maio de 2010

Corrida pela esperança


08 Maio (Sab) - 5km – 15ª Corrida Terry Fox Portugal – Parque das Nações - Lisboa
Em 1980, o jovem corredor Canadiano Terry Fox, depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro na perna direita, levando à amputação da mesma, decidiu percorrer o seu país, de um extremo ao outro, com o objectivo de angariar fundos para a investigação na luta contra o cancro.
Correndo por dia 42 km, o equivalente a uma maratona, chamou-lhe a “Maratona da Esperança”. Ao fim de 143 dias e de 5.000km percorridos, devido à progressão do cancro, que se alastrou até aos pulmões, veio a falecer a meio do caminho. Com esta iniciativa conseguiu 24 milhões de dólares em donativos, sendo mais tarde constituída a Fundação Terry Fox (Pesquisa na net).
Passaram a efectuar-se corridas em vários países, como forma de lembrar este corajoso jovem e assim angariarem-se fundos na luta contra o cancro. Em Portugal foi a 15ª realização, considerada a corrida de solidariedade mais antiga do país, os donativos são a favor da Liga Portuguesa contra o cancro.
Dois dos meus irmãos também já foram levados por esta fatídica doença e ao saber desta iniciativa, decidi participar e contribuir também, na esperança de um dia ainda se encontrar a cura.
O passado sábado, dia da prova, acordara um chuvoso “dia de Inverno”, ainda pensei que talvez fosse adiada, mas para o saber teria que comparecer. 

Cheguei junto da Pavilhão de Portugal cerca das 10H20 e logo constatei que a afluência era reduzida, muito por culpa do mau tempo, porém ainda lá estariam várias centenas de pessoas. Fiz a minha inscrição, vesti a camisola azul da corrida, como haviam solicitado, e efectuei um ligeiro aquecimento.
O percurso foi no perímetro do Parque das Nações, efectuado em 3 voltas, com partida e chegada junto do Pavilhão de Portugal. Logo pós a partida, caiu uma valente chuvada, desmotivando desde logo vários corredores, que ficaram para trás. Surpreendeu-me vê-los desistir, mas continuei, aproveitando para testar as minhas capacidades nesta distância, com ritmo mais rápido no início, acabando por fazer um tempo de 23,15 minutos, contabilizados no meu cronómetro. 

Não houve contagem oficial de tempos nem classificações, nem isso era o mais importante, ficou o gesto e boa vontade de muitos que quiseram participar nesta prova de solidariedade.
João A. Melo

2 comentários:

  1. Olá João

    O importante é o apoio a uma prova deste cariz social e não a participação em si. Em tempos inscrevi-me numa prova no norte do País para angariação de fundos para um menino de seu nome Guilherme com paralisia cerebral e microcefalia, paguei e não participei.

    A chuva foi desmotivadora mas penso que a campanha foi um êxito. Tu participando ajudáste muitos Terry Fox's que lutam pela vida devido a essa doença.

    Se esse teu contributo e de tantos outros que participaram pelo mundo inteiro, ajudar a irradicar para sempre o cancro, valeu a pena esse teu estar no Parque de Nações.

    Como dizes, o importante foi a solidariedade o resto é pouco relevante.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Tinha escrito tanto e apagou-se...Talvez tenha sido melhor assim. Falava a propósito de "corridas" que se travam. Falei da minha filha e da sua "corrida" contra o cancro...Ele venceu-a, mas não venceu a sua coragem e determinação. Até ao fim, ela nunca "fechou os olhos ao cancro" (slogan do boné da prova em 2007)

    Desejo "corridas" de sucesso

    Ana Paula Pinto
    http://alemvirtual.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar