segunda-feira, 5 de abril de 2010

23º GP da Páscoa - Constância

Muita Constância 

Pela história, sabia que Camões tinha sido ali desterrado, devido às “ligações perigosas” com Catarina. Também sabia que era em Constância que o “meu” Rio Zêzere confluía com o Tejo. Sabia que era uma belíssima povoação, que já vislumbrara por diversas vezes, através das janelas do comboio, nas minhas viagens vaivém entre a Covilhã e Tomar, onde cumpri o serviço militar. 
Não sabia que já se chamou “Punhete”, proveniente da dominação Romana (ano 100 A.C.), com o nome de Pugna-Tagi, que significa "Combate no Tejo, e que a sua população não gostava do nome, tendo sido mudado para Constância pela D. Maria II; também que já teve um castelo mas que foi completamente destruído.


O atletismo proporcionou-me a oportunidade, que tantas vezes tinha adiado, de visitar esta bonita povoação. Gostei das ruas estreitas, limpas e bem cuidadas, dos belíssimos e alvos casarios em anfiteatro, dos bonitos canteiros de flores e das suas simpáticas gentes. No regresso aproveitei também para visitar o Castelo de Almourol, que tinha avistado apenas nas minhas viagens por aquele local e que bastante me fascinou.

Sobre a corrida, estava imbuída nas festividades da vila, tendo um percurso sem grandes dificuldades, muito bonito, sempre junto ao rio Zêzere. Estivera a chuviscar durante parte da manhã, mas durante a (minha) prova deu umas tréguas, vindo depois a cair mais abundantemente no final, prejudicando assim um pouco a confraternização com alguns amigos das corridas.






03 Abril (Dom) - 10km – 23º GP da Páscoa - Constância

Escalão: Veteranos +45
Terminaram a prova: 553
Classificação: 333º,
Tempo: 00:46:54 h
Vencedor: Pedro Pinhão – CLAC
Links

 João A. Melo

3 comentários:

  1. Olá João

    Estava a ver que não!!! É que durante uns dias só via aqui uma imagem e embora uma imagem valha mais que mil palavras não exageremos, faltava aqui a tua prosa relativamente à prova.

    :)

    Mais uma ajuda para a história de Constância, pois a tradução romana de Pugna-Tagi, que significando "Combate no Tejo" devia significar que houve ali pancadaria da grande mas não, foi chamada assim por causa da rebeldia dos rios.

    :)

    Uma bela prova tua, mais uma vez passaste por mim e eu não te consegui acompanhar.

    Foi um dia bem passado embora chuvoso e junto ao rio que te diz muito, pois faz parte de um pedaço da tua vida.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Grande amigo e companheiro João Melo, gostei muito de lêr aquilo que escreveu está muito bonito e nota-se que tem sabedoria (conhecimento) e jeito para a escrita... se tivesse vagar e disponibilidade, eu incentiva-o a tirar um curso superior de História ou jornalismo... gosto do que escreve... Quanto à corrida penso que foi muito boa e a paisagem é muito bonita com o rio Zezere ali mesmo ao lado... E muito obrigado pela nossa foto...

    ResponderEliminar
  3. eu coro mais que tu, tu és uma merda...

    ResponderEliminar