terça-feira, 13 de abril de 2010

Ao badalar dos sinos


Participar na corrida dos sinos estava nas minhas cogitações há muito tempo, pois iria realizar-se na zona chamada “saloia”, que aprecio bastante. Os “sinos” levaram a lembrar-me dos famosos carrilhões do majestoso convento de Mafra, um espectáculo musical que anseio apreciar quando a oportunidade surgir.
Estava uma bonita manhã primaveril, com sol bem quentinho, soprando apenas uma ligeira brisa, que ajudava a suavizar o calor que já se fazia sentir. Com  um cenário a condizer, no belo Parque Desportivo Municipal Engº Ministro dos Santos, constituído por um campo de futebol relvado e pista de tartan, uma boa surpresa, com condições ótimas para a prática desportiva.
A corrida teve início junto ao parque desportivo, ao som das badaladas de um sino, por sinal bastante antigo, que colocaram junto à partida, seguiu-se  pelas principais artérias da vila, passando em frente ao Palácio-Convento de Mafra,  prosseguindo-se na direcção do Sobreiro até à Achada, onde se retornou, correndo-se novamente pelas mesmas localidades, até à meta, no interior do complexo desportivo. 
A prova teve algumas subidas, que criaram dificuldades, principalmente no retorno a partir do 10º km, que foram atenuadas com algumas manifestações de apoio do muito público que assistia ao evento. Notou-se o grande entusiasmo que as gentes desta zona dedicaram a esta prova,  que já vai no 28º ano de realização.
De salientar a boa organização, tudo decorreu da melhor maneira, tanto na partida, nos abastecimentos (5 e 10 km), como também as marcações dos km percorridos e a chegada, bem bonita através da pista de tartan. Quando assim é a vontade de voltar é geral.
11 Abril (Dom) - 15km – 28ª Corrida dos sinos - Mafra
Escalão: Veteranos II
Terminaram a prova: 1137
Classificação: 606º,
Tempo: 01:15:47 h
Vencedor: Ernest Kebenel – AIMA
Links :      Corrida dos sinos         
João A. Melo

1 comentário:

  1. João

    Eu sou do tempo em que, quando começavamos a correr, os carrilhões tocavam à nossa passagem. Ainda a partida era junto aos bombeiros na avenida principal. Depois o caruncho tomou conta dos foles e nem com a condenação de Blimunda as gaitas davam de si, quanto mais com a passagem de quem lá vai correr.

    :)

    A prova é difícil (já a fiz algumas 15 vezes) mas é bonita, pois é costume estar uma fanfarra a tocar junto ao Sobreiro.

    Uma prova bem superada por ti num tempo agradável.

    Continuação de boas correidas.

    Abraços!

    ResponderEliminar