terça-feira, 27 de setembro de 2011

12ª Meia Maratona de Portugal


Decorreu no pretérito domingo mais uma edição da que todos conhecem pela meia maratona da ponte Vasco da Gama, este ano denominada Meia Maratona de Portugal.


É um evento de grande envergadura, com organização a cargo do Maratona Clube de Portugal, patrocinada por grandes empresas, como a RTP e a Vodafone, entre muitas outras. Tem como aliciante percorrer a pé alguns quilómetros da Ponte Vasco da Gama, com uma bela panorâmica da parte mais larga do Rio Tejo.
Das mais concorridas do panorama nacional, a par com a meia maratona de Lisboa, a grandiosidade e toda a envolvência desta prova, faz dela especial para muitos, trazendo milhares de participantes nacionais e estrangeiros, divididos entre a mini maratona (cerca de 12.000) e a meia (3.500).


Para muitos é passar uma manhã de domingo, a caminhar e a correr, em alegre convívio familiar, ou com amigos, enquanto para outros, o dar tudo por tudo para melhorar as suas performances e tentar dar o seu melhor. Para os craques, é lutar pelos prémios e por um lugar no pódio.
Estava um dia de bastante calor e não encontro explicação o porquê de a prova começar tão tarde (10h30), dado que o último autocarro a partir do Parque Expo era às 09h00. A meu ver a prova podia ter início meia hora antes, pelo menos apanhava-se menos calor durante a corrida.
A prova correu-me dentro das expectativas até aos 18km, a partir dai quebrei o andamento, quando o calor já era intenso.
Não hajam dúvidas que, tirando a seca da deslocação para o local e a espera na ponte, sem praticamente espaço para o aquecimento, é uma prova bonita, com excelentes abastecimentos e muito público a apoiar.



 25 Setembro (Dom) 10H30 – 21,095 km – Meia Maratona de Portugal – 2011 – Lisboa
Escalão: Veteranos M50-55
Participantes chegados à meta: 3344
Classificação: 948º
Tempo: 01:45:44 minutos
Vencedor: Silas Sang – Quenia

Links:  
classificação  http://www.meiamaratonadeportugal.com/

João A. Melo

2 comentários:

  1. parabens por esta prova, apesar da quebra, o tempo é bom, muito calor...

    ResponderEliminar
  2. João

    Estar duas horas à espera para correr 3 km na Ponte é tempo demais para mais uma meia maratona.

    O aliciante da MM da Ponte 25 de Abril é o atravessar na sua totalidade essa ponte. Se assim não fosse não se iriam deslocar tantos milhares para a fazerem.

    A MM do Vasco da Gama ou Portugal ou o que quiserem chamar só tem o aliciante de se fazer 3 km em cima dela... Mas é para quem lá vai caminhar. Para esses 3 km é muito, para quem corre 3 km é pouco.

    Sei que a organização não poderá 'abrir' mão de quem corre, correr os 17,3 km dessa Ponte, pois teria dois problemas, um de durante umas horas fechar a ponte e outra durante horas fechar o trajeto onde os craques correm pois eles não começam na ponte por causa do desnível.

    Assim vão pelo que julgam ser mais razoável, começamos nos últimos 3 km, vamos pelo trajeto dos que vão lá para baterem os recordes da prova e assim fazemos a festa deles... Mas não a nossa!

    Para fazer uma MM de 3 km na Ponte vou à Moita, faço 21 e também atravesso uma ponte e por duas vezes.

    Parabéns pela tua prestação, eu cá me vou 'arrastando'

    :)

    Abraços!

    ResponderEliminar