terça-feira, 13 de setembro de 2011

35ª Meia Maratona de S. João das Lampas

Desde que participo em provas de estrada que ouço falar da Meia Maratona de S. João das Lampas, no concelho de Sintra, como sendo diferente das restantes. Ouvi e li vários testemunhos de satisfação por terem participado nesta prova, não só por ser a 2ª mais antiga do país, também pelo modo como as gentes da terra a encaram com entusiasmo, assim como pelas características e dureza do seu percurso.

Tinha como objectivo participar na edição deste ano, e no sábado passado, pelas 17h00 lá estava eu, na linha de partida, a fazer parte do cerca de meio milhar de corredores desta emblemática meia maratona, e constatar do que ouvira falar.
Organizada pelo “Meia Maratona de S. João das Lampas – Grupo de Dinamização Desportiva”, que tem como figura principal o Sr. Fernando Andrade, também ele atleta. 

Com partida e chegada em S. João das Lampas, passando por as localidades de A-do-Longo, Areias, Alvarinhos, Odrinhas, Amoreira, Monte Arroio, Bolelas, Sacário, Pernigem, Fachada, Chilreira, Codiceira e Alfaquiques, pude então comprovar o porquê de também a apelidarem de Meia Maratona de S. João das "Rampas", pois elas são várias e algumas, longas e acentuadas.



No que respeita ao meu desempenho, decorridos cerca de 10 km, já dizia para os meus botões "como é que acabo esta corrida se as pernas já estão a fraquejar..., quantas subidas ainda faltarão?". Mas também meditei que o homem não conhece os seus limites e que eu teria de ultrapassar mais este desafio. Finalmente a meta lá ao fundo e a satisfação de pisar a passadeira verde e de mais uma prova finalizada. 



Pude então comprovar tudo o que ouvira sobre esta prova, o bom acolhimento da população e o seu entusiasmo no modo como ovacionavam os atletas à passagem pelas vária "terrinhas", a beleza do percurso, na maioria rural, junto aos campos cultivados e o cheiro característico dos animais domésticos, também a dureza do percurso, para mim o mais difícil até hoje, e claro, a sua excelente organização, a quem tem que se dar os parabéns! 

Na realidade esta tem um "sabor" especial!

10 Setembro (Sábado - 17H00) – 35ª Meia Maratona de S. João das Lampas -  2011

Escalão: M50-54
Chegados à meta: 421
Classificação: 242º (34º no meu escalão)
Tempo: 01:51:32
Vencedores: Masculinos -Carlos silva - Sporting Clube de Portugal 
Femininos - Anabela Tavares - Arrudense
 
 
 Links:
 
Classificação
 

6 comentários:

  1. Correr por quase duas horas não é tarefa muito fácil mas você conseguiu e está de parabéns Jam. Lindo atleta você! Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Boa prova, amigo Melo, com sacríficio, esforço e espírito de vencedor, tudo se consegue... O objectivo foi atingido, chegar ao fim, a vida sem dificulades não tinha interesse, assim como as corridas...
    Prova bonita, gente simpatica...
    Um abraço Mira Gaio

    ResponderEliminar
  3. Olá, João Melo.
    Esta prova é tudo aquilo que ouvimos falar e mais qualquer coisa. Mas no fim vale mesmo a pena e já pensamos em voltar no ano seguinte. Para ano de estreia foi um excelente resultado.
    um abraço
    Filipe Fidalgo

    ResponderEliminar
  4. Olá João

    "... o homem não conhece os seus limites e que eu teria de ultrapassar mais este desafio"

    ... E ultrapassaste num excelente tempo numa prova tão difícil o quanto é esta MM.

    Só te vi ali à partida depois foi um "Hasta la vista".

    :)

    Abraços João!

    ResponderEliminar