quinta-feira, 10 de maio de 2012

XXIII Meia Maratona Internacional de Setúbal


No pretérito domingo teve lugar em Setúbal a Meia Maratona daquela cidade, uma prova que já vai na sua 23ª edição, o que demonstra bem o êxito que tem sido, ao longo de todos estes anos.


Organizada pelo Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Setúbal, apoiada pela autarquia, incluiu também a Minimaratona das Familias, mais de cariz popular, que se realizou num percurso de 4 km.





Com partida e meta no Largo José Afonso, a prova faz uma primeira parte do seu percurso de cerca de 4 km, pelas principais artérias da cidade, como Av. Luísa Todi, 22 de Dezembro, 5 de Outubro e toda a envolvência ao Parque do Bonfim. Continua-se num percurso de cerca de 17 km (ida e volta) na frente ribeirinha da cidade.


Este ano, ao contrário do ano passado, que choveu no início, esteve um belíssimo dia de sol o que também contribuiu para algum desgaste, principalmente na parte final.


Por azar o meu cronometro não funcionou, pelo que tive alguma dificuldade em controlar o ritmo da corrida. Penso eu que nos primeiros quilómetros impus uma passada (13 km hora) forte demais para o "meu andamento", pelo que aos 17 km fui-me abaixo, obrigando-me a baixar o ritmo, mas depois acabei bem.





A Meia Maratona de Setúbal, que já foi internacional, neste momento, provavelmente devido à crise, tem um cariz mais popular, porém é uma prova especial, com muitos populares a incentivar, que dá gosto em participar.


06 Maio (Dom - 10H00) – 21,097 km – XXIII Meia Maratona de Setúbal -  2012

Escalão: M50-54
Chegados à meta: 786
Classificação: 414º
Tempo: 01:44:32

Pódio:
Masculinos - 1.º - Bruno Paixão - AC Portalegre - 01:06:45; 2.º Carlos Silva - Sporting CP - 01:07:14; 3.º - Nelson Cruz - CR Praia da Salema - 01:07:39
Femininos - 1.ª - Rafaela Almeida - SL Benfica - 01:19:13; 2.ª - Vera Nunes -  SL Benfica - 01:20:53; 3.ª - Anabela Gomes - CRD Arrudense - 01:22:25
 


quinta-feira, 3 de maio de 2012

31ª Corrida 1.º Maio


Nesta terça feira, teve lugar em Lisboa mais uma corrida 1º de Maio, neste caso a 31ª edição, provavelmente no top ten das mais antigas corridas nacionais.

Foi a terceira vez que participei nesta corrida, que para mim tem um significado especial, pois desde pequeno que me habituei a ver o 1º de Maio como um dia muito importante para os trabalhadores, sempre assinalado pela família com simbolismo de solidariedade e de justiça para os que suam as estopinhas para ganhar o pão.

A corrida teve partida e meta no interior do Estádio 1º de Maio, fazendo-se depois um percurso dos mais belos 15 km, em que se percorrem as ruas mais emblemáticas da cidade, como toda a Av. da República, Fontes Pereira de Melo, Av. da Liberdade, Av. Almirante Reis, passando pelas mais importantes praças da capital, Marquês de Pombal, Restauradores, Rossio, Praça da Figueira, Martim Moniz e finalmente Areeiro. Um verdadeiro roteiro turístico da cidade.




O dia esteve chuvoso, caindo uma bátega logo no início da corrida, para aguçar o apetite, vindo depois a parar durante a prova, mesmo assim havia bastante gente a incentivar "os malucos das corridas".
Fiz a corrida acompanhado pelos colegas de trabalho, Camacho e o Rouxinol, tendo melhorado os tempos registados em anos anteriores.


1 de Maio (Dom - 10H00) 2012 – 15 km – Corrida 1.º de Maio -  Lisboa

Escalão: M5054
Chegados à meta: 1442
Classificação: 559º
Tempo: 01:10:17 h

Vencedores: 
 
Masculino - Dady Fikru - Etiopia
Feminino - Almaz Fekade - Etiopia

Links:



João A. Melo