terça-feira, 21 de dezembro de 2010

G.P. Natal 2010 - Lisboa


No passado domingo decorreu a 53ª edição do Grande Prémio de Natal, este ano organizado em conjunto pela Associação de Atletismo de Lisboa e pela Jesus Events. Tinha sido anunciado que a prova teria 9 km (no ano passado foram 10 km) e que se iniciaria na praça do Saldanha, sendo o percurso idêntico ao ano transacto, pela Av. da República, dando-se a volta no final do Campo Grande, passando-se novamente pelo Saldanha, depois a descida da Av. Fontes Pereira de Melo, Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade, com retorno no Rossio, terminando na Praça dos Restauradores.



Pelos vistos mudaram as regras à última da hora, pois ao chegar ao final da Av. da Liberdade verifiquei que não se iria ao Rossio, dando-se logo ali a volta nos Restauradores, já perto da meta. No final, no cronómetro do meu relógio, marcavam 8.710 metros. Será que se enganaram na contagem do percurso!?
Posso compreender que organizar corridas em Lisboa não será fácil, pois pode-se interferir com a vida de muita gente, principalmente nesta época de compras, mesmo sendo um domingo de manhã, muita gente percorre a baixa da capital, utilizando os seus veículos.

Só por esse motivo se compreende que tenham encurtado a prova mas também acho que este facto deveria ter sido pensado e comunicado atempadamente. Só me leva a pensar que a organização se está a borrifar para os atletas e não respeita todos aqueles que gostam de correr, não olhando ao frio e por vezes chuva, participando nestes eventos populares.



Ponto positivo, o facto de não se ter registado, como no ano passado, a fila de atletas antes da chegada à meta. Pelo menos aprenderam alguma coisa! Negativo, ainda muitos factores, o que levam muitos atletas a deixar de participar nesta prova, como aconteceu este ano.

19 Dezembro (Dom) – 9 km – G. P. do Natal – 2010 – Lisboa
Escalão: Veteranos II
Participantes: 704
Classificação: 382º
Tempo: 00:40:05 minutos
Vencedor: Euclides Varela -  N. Oeiras

Links: 
classificação:GP Natal
Fotos: Ammagazine
 
João A. Melo

1 comentário:

  1. Olá João

    Eu já tinha aqui deixado o meu comentário sobre a tua prova, mas não devo ter reparado em algum pormenor e verifico que o mesmo não está cá.

    Disse, nesse comentário, que esta prova prima pela originalidade. Num dia dão o dorsal, no outro o chip. Os km encurtam e para quem começou esta prova no Estádio da Luz, agora já vai no Saldanha e qualquer dia, a prova ainda não começou e já acabou.

    Mesmo assim fizeste um bom tempo.

    Um Bom Natal e dia 26 lá estaremos para a S. Silvestre.

    Abraços

    ResponderEliminar