quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Corrida do Avante


Frequentei as festas do Avante pela primeira vez (1986) quando ainda eram realizadas no Alto da Ajuda e desde aquela altura, valorizei a organização e principalmente o espírito de entreajuda de todos aqueles que colaboravam na festa. Destaca-se pela diversidade cultural, desde o folclore, à música moderna, ao teatro, artesanato e também ao desporto, talvez por isso, milhares de pessoas, independentemente de ideologias políticas, durante três dias, fazem da Quinta da Atalaia o seu local de festa e de divertimento.
Quanto à “corrida da festa”, já vai na 23ª realização, o que atesta a sua importância na vertente desportiva, sendo participada por várias centenas de atletas e populares. Para muitos também é a “primeira corrida” duma nova temporada, pelo que é aproveitada para afinar os sapatos e pôr os músculos em dia. Também foi o meu caso, pois nos meses de Julho e Agosto não participei em qualquer prova e apenas efectuei corridas trissemanais, tendo pelo meio uma paragem de 15 dias, devido a fortes dores nas costas (cruzes), que me impossibilitaram de qualquer exercício físico.
Foi de bom grado terem antecipado a prova para as 09h15, mesmo assim estava bastante calor. A destacar a organização, que mesmo sendo uma prova gratuita, decorreu de modo satisfatório, com partida sem atrasos, boas marcações de distância, abastecimentos de água a meio e à chegada, sempre num percurso bem bonito ao longo da Baía do Seixal. Na chegada, parece-me que o calcanhar de Aquiles para muitas organizações até bem mais conceituadas, é que demorou um pouco, muito devido à ausência de controlo de tempos por chips. Mas compreende-se, pois a prova estava inserida num contexto multicultural e festivo, definido pela organização, como objectivo de promover a prática desportiva, convívio e sã camaradagem. 
Para mim os objectivos foram cumpridos, pois revi alguns amigos de corridas, entre eles o Mário Lima (sempre aquela máquina), que entre centenas na avenida “a aquecer”, me encontrou e ainda deu para pôr a conversa em dia. A partir dos 5km senti bastante cansaço e algumas tonturas, tendo abrandado um pouco, chegando à meta já bastante melhor. No final fui ao encontro de dois dos meus irmãos, para uma valente sardinhada.
5 Setembro (Dom) – 10,5 km – 23ª Corrida do Avante – Amora-Seixal
Escalão: Veteranos III
Participantes: 1.415
Classificação: 579º
Tempo: 00:50:21 minutos
Vencedor: Luís Feiteira – Maratona Clube de Portugal
Links:  
João A. Melo

2 comentários:

  1. É com muito agrado que sigo o seu blogue e também é com agrado que lei-o o que nele escreve...
    Quanto à Festa, nunca tive o prazer de lá ir, não pela cor ou ideologia politica, simplesmente, nunca calhou, deve ser bem divertida... Quanto à sua corrida, como é início de época e poucos treinos, devido a muitos factores foi uma boa prova de treino, daqui em diante é para melhor...
    É sempre bom rever os amigos...

    Um abraço Mira Gaio

    ResponderEliminar
  2. Olá João

    Acontece que muitas das vezes nos perdemos aqui e ali a conversar e "esquecemos" por momentos o companheiro que ali esteve ao lado. Não é por mal, é feitio meu, pois com quase 20 anos de corridas, os amigos são muitos e nem sempre temos tempo para dizer mais nada senão um olá e um apertar de mãos.

    Mas há uma foto na qual estamos juntos no aquecimento. Do mal o menos. Vê-te lá no slideshow.

    :)

    Para início de época até que nem estiveste mal, e agora com treinos mais intensos que tens vindo a fazer, só te irei ver à partida.

    :)

    As tonturas é que não estavam no programa, talvez falta de hidratos ou do calor que se fazia sentir,ou de velocidade a mais para início de época.

    :)

    Agora é sempre em progressão e vamo-nos vendo por aí, numa prova qualquer.

    Abraços

    ResponderEliminar