quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

8ª Corrida dos Reis de Gaio/Rosário



Nos Reis, sei que são realizados em Portugal o Grande prémio de Vila Nova de Gaia, a corrida dos Reis de Matosinhos, a corrida dos Reis de Faro, e também ouvi falar na Corrida dos Reis de Gaio-Rosário, no concelho da Moita
Como há sempre uma primeira vez para tudo e como nunca tinha participado numa corrida dos Reis, decidi que este ano iria correr uma, pelo que fui à que se realizava mais perto, na Freguesia de Gaio-Rosário, uma prova gratuita, que faz parte da taça AtletisMoita, torneio em Atletismo das Coletividades do Concelho da Moita.

 Prova feminina

Já ali tinha estado, em lazer, devido à praia do “Rosarinho”, podendo considerar-se uma praia fluvial, virada para o Tejo, um local agradável, onde se pode passar uma tarde em beleza, com uma boa companhia, a desfrutar de uma cerveja e a ver o sol-pôr.
Quanto à prova, organizada pela Câmara Municipal da Moita, teve início pelas 15h00, sendo disputadas, a partir dessa hora as corridas de, benjamins, infantis, iniciados, juvenis e pelas 16h30 a corrida principal, com os juniores, seniores e veteranos, de ambos os sexos.

A partida e meta situava-se na localidades de Rosário e o percurso era feito em 3 voltas, pelas ruas desta pequena terra e de Gaio, perfazendo um total de 7800m. A disputa pelos primeiros lugares era entre equipas do Concelho da Moita, a que pertence esta freguesia, principalmente pelo Clube Desportivo e Recreativo Ribeirinho, o Centro de Atletismo da Baixa da Banheira e o Grupo Desportivo "O Independente" (Setúbal).


Foi uma prova agradável, bem organizada, com as gentes da terra a assistir e a aplaudir entusiasticamente, principalmente os familiares e amigos dos corredores. Quanto aos prémios, troféus para os atletas vencedores de cada escalão. Para os restantes, não havia camisola nem medalha, mas apenas uma garrafa de água e a simpatia das suas gentes, o que já foi bem bom, pois mais não se poderia esperar numa prova gratuita.
Bem-haja!


 Praia do "Rosarinho"

No final ainda estive à conversa com alguns amigos das corridas, entre eles o meu camarada Francisco Gaio e depois ainda deu tempo para captar umas fotos do belo pôr do sol, da praia do Rosarinho.

Pôr do sol da Praia do Rosarinho


07 Janeiro (Sab) – 7,800 km – 8ª Corrida dos Reis – 2012
Escalão: Veteranos 50-54
Participantes chegados à meta: 175
Classificação: 125º
Tempo: 00:35:58 minutos
Vencedores:
Masculino: André Costa – CDRR (Clube Desportivo Recreativo Ribeirinho)
Femininos: Sónia Marques – CAAM (Clube Amigos Atletismo da Moita)

Links:
Classificação
Organização




João A. Melo

3 comentários:

  1. Mais uma amigo Melo, neste local tb foi a minha primeira participação, embora já conhecesse, mas isso foi há mais de 10 anos atrás, nem sequer pensava em correr ou que algum dia o iria fazer, mas a vida dá muitas voltas e nunca sabemos o dia de amanhã... tb gostei da prova, embora não seja muito o meu genero, é muito rápida e curta... mas foi bom... quando às fotos estão lindas... esse por do sol...
    Boas provas e treinos. um abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá João

    Nem sempre os grandes eventos terão que ser referidos e aqui tu, e muito bem, deste a conhecer uma prova popular em que o participar já é bom.

    Lembro-me de todos os anos participar no Grande Prémio dos Reis em Agualva-Cacem.

    Uma prova que era um chamariz para grandes nomes do atletismo nacional e para o pessoal do pelotão, pelos prémios e pelo sorteio final que de secadores a TV's podiam sair a qualquer de nós.

    Todos os inícios do ano era um belo encontro ali na Avenida dos Bons Amigos, até que um dia... tudo acabou!

    Que se mantenha por muitos anos esta prova popular, não se ganha em prémios mas ganha-se em convívio.

    Abraços!

    ResponderEliminar