sexta-feira, 15 de junho de 2012

2 ªCorrida de Santo António


Na Beira Baixa – Covilhã, onde nasci e passei a minha infância, o santo popular mais festejado é o S. João. Faziam-se fogueiras de rosmaninho verde, que deixavam no ar o seu cheirinho característico e agradável, que entrava pelas casas, dizendo os mais velhos que era para afastar “os maus espíritos”. Na grande Lisboa, festeja-se o Santo António, o santo casamenteiro, sem as fogueiras mas com cantares, marchas, a sardinha e o manjerico.


Nos festejos de Lisboa, realiza-se a Corrida de Santo António, que vai na 2ª edição e está comprovado, pelo número de participantes, que tem grande aceitação, pois teve um acréscimo de cerca de 400 atletas em relação à 1ª edição. Se não faltarem os patrocínios, esta veio para ficar.

A corrida é efectuada na Baixa de Lisboa, com partida e chegada na Praça do Rossio, com passagem na Praça do Município, Cais do Sodré, Av. 24 de Julho, dando-se a volta em Alcântara, passando-se novamente no Cais do Sodré, depois Praça do Comércio, Praça da Figueira e finalmente Rossio.

 
A minha prestação esteve dentro das expectativas, tendo sido acompanhado pelo Camacho, que efectuou uma boa corrida. Também encontrei alguns companheiros de corrida, entre eles o Mário Lima e o José Carlos Melo.

É uma prova efectuada em clima de festa, com as ruas da cidade enfeitadas e cheias de gente, tando de lisboetas como de turistas, que aplaudiam os participantes entusiasticamente. A organização é exemplar, não se encontrando falhas e quando assim acontece, só apetece dizer “Para o ano cá estaremos novamente!”.

 

09 Junho (Sab) – 10 km – 2ª Corrida de Santo António - Lisboa – 2012

Escalão: Veteranos 50-54
Participantes chegados à meta: 1718
Classificação: 388º
Tempo: 00:46:46 minutos
Vencedores:
Masculino: Paulo Ramos – 00:33:40 – Individual

Links 


João A. Melo

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Escalada do Mendro

Realizou-se a 7 de Junho, dia de feriado nacional Corpo de Deus, a 26ª edição da Escalada do Mendro, na Vidigueira, uma corrida em montanha organizada pela Câmara Municipal de Vidigueira com a colaboração com as associações, Atletismo de Beja, “Terras de Aventura”, e do Clube da Natureza de Alvito.


Esta prova, uma das mais prestigiadas do Alentejo de atletismo de competição, integrou o Calendário de Corrida em Montanha da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada, através do Circuito Nacional de Montanha 2012.


A Escalada do Mendro, tem vindo a crescer, atingindo este ano um recorde de participantes (775), divididos em atletas, caminheiros e participantes das camadas jovens. 

Subida para o Mendro


A corrida teve início na povoação, seguindo depois para a Serra do Mendro, localizada no limite dos distritos de Évora e Beja, entre a Vidigueira e Portel, subindo-se por caminhos de terra e estradões, tendo como passagem o seu ponto mais alto, que fica a 412 metros de altitude. Daquele local, principalmente para os que não estão preocupados com os tempos e classificação, pode-se desfrutar de uma bela paisagem de campos de searas, olivais e pomares. seguidamente desce-se por outra vertente da serra, novamente até ao mesmo ponto de partida.


Foi a minha estreia nesta prova e fiquei deveras agradado, desde a excelente organização, em que não faltou nada, um local ótimo, com boas instalações, que nos permitiram tomar banho após a prova, um belo parque onde nos serviram uma refeição e sobretudo a forma amistosa como fomos recebidos pela gente da terra.


Desconhecia totalmente o percurso, sabendo apenas que era uma prova de montanha e que iria encontrar subidas íngremes, por isso não trazia expectativas quanto ao meu desempenho. No final fiquei contente, pois consegui efetuar um tempo inferior à hora. 

Numa das íngremes subidas

Para esta prova fui na companhia do colegas de trabalho, Carlos Rouxinol, Camacho e ainda da esposa do Carlos, tendo resultado num dia muito bem passado, com desporto e turismo à mistura.




07 Junho (5ª feira - 10H00) – 11 km – 26ª Escalada do Mendro - 2012


Escalão: M50


Chegados à meta: 333


Classificação: 216º (25º no meu escalão)


Tempo: 00:59:44 

Vencedores: M- Paulo Gomes - Individual
                      F- Fernanda Miranda - Águias de Alvelos


Links: