sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo


Desejo a todos, em especial aos camaradas de corridas, UM ANO 2012 CHEIO DE SUCESSOS, tanto a nível familiar, profissional, como desportivo!

FELIZ ANO NOVO!

João A. Melo

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

26ª Maratona de Lisboa Seaside

Depois de ter corrido as diversas distâncias do panorama nacional, desde os 5 km à meia maratona, completar uma maratona era para mim um desafio emocionante. A minha grande incógnita era se me encontrava em boas condições físicas e psicológicas para a fazer. Era necessário um grande espírito de sacrifício e uma enorme força de vontade, pois a preparação é longa e muito rigorosa, o que, devido ao meu trabalho por turnos, incluindo  serviço nocturno, me acarretava grandes dificuldades.

Apesar de efectuar os treinos semanais do costume e de percorrer algumas distâncias longas, andei até à última para decidir se iria ou não participar nesta maratona, devido a estar previsto trabalhar na hora da corrida, tendo efectuado uma troca de turno de serviço  para assim poder estar presente.
Não posso negar que na véspera andei um pouco nervoso, pois era a minha estreia e também nunca tinha percorrido uma distância tão longa. Pensava em todas as probabilidades de poder surgir alguma contrariedade na hora da verdade, pois já tinha ouvido tantas histórias, desde uma simples dor de barriga, até ao fantasma das cãibras nos quilómetros finais. Deitei-me mais cedo que o costume, para proporcionar mais descanso ao corpo e à cabeça, porém a tal ansiedade não me deixou conciliar o sono, tendo dormido apenas umas 4 horas.



Assim, no passado domingo, lá compareci eu no Estádio 1º de Maio. Estava um tempo óptimo para a corrida, com céu nublado, mas sem chuva ou vento e com uma temperatura de cerca de 15º. O meu principal objectivo passava, primeiro, por terminar a maratona, depois, acabar a correr, e finalmente, se pudesse, efectuar um tempo inferior às 4 horas. Também tinha programado que iria fazer "a minha corrida", controlando a velocidade e tentando manter o ritmo, não caindo na tentação de seguir as passadas de outros com andamento mais forte, pois tinha consciência que não tinha treinado para grandes voos e a qualquer altura poderia "aterrar como um patinho", se não tivesse rigor.

Com partida e chegada no complexo desportivo 1.º de Maio, o percurso efectuava-se pelas principais artérias de Lisboa, com passagem por locais nobres da cidade, como Marquês de Pombal, Restauradores, Rossio, Praça do Comércio e Belém. Encontrei alguns amigos das corridas, entre eles o Mário Lima, um sábio veterano nestas andanças, que me deu ainda alguns bons conselhos, que me ficaram na retina.
O enorme pelotão era composto na sua maioria por atletas estrangeiros de várias nacionalidades, encontrando-se acompanhados de familiares e amigos, os quais, durante o percurso aplaudiam efusivamente, com coreografias que denotam outro entusiasmo pela modalidade, que se não vê por cá.


A corrida decorreu dentro das minhas expectativas, controlando a velocidade que tinha planeado, tentando manter sempre o mesmo ritmo. Até ao quilómetro 36 não senti grande desgaste físico, notando a partir daí, na subida da Av. Almirante Reis, até ao Areeiro, as pernas a ficar pesadas, mas continuei sempre em corrida, apesar de mais frouxa. Nessa altura senti algum receio das tais cãibras, mas com o aproximar da meta, dissipou-se, tendo até efectuado os últimos quilómetros num ritmo mais elevado, acabando assim num tempo dentro do que planeara.
Quanto à organização, muito boa, tudo bem planeado, desde a entrega dos dorsais, recepção e guarda dos sacos, traçado bem indicado e com quilómetros assinalados. Os abastecimentos durante o percurso foram os suficientes, com água, fruta, barras energéticas e copos com bebidas isotónicas, a partir dos 25 quilómetros.
No final ficou um grande sentimento de satisfação, por fazer parte dos maratonistas.  



04 Dezembro (Dom) – 42,195 km – 26ª Maratona de Lisboa – 2011
Escalão: Veteranos 50-54
Participantes chegados à meta: 1.334
Classificação: 759º
Tempo: 03:57:56 minutos
Vencedores:
Masculino: Vasco Azevedo – Sporting de Lamego
Femininos: Anabela Tavares – CRD Arrudense

Links:  
  

João A. Melo