Pela segunda vez participei nesta prova, e apetece-me dizer, ainda bem, pois só de contemplar a beleza que a levam de um palácio a outro, ambos magníficos, já vale a pena.
Este ano também foi incluída a variante Run&Bike, que não entendi bem os meandros, e penso que também não foi devidamente esclarecidos pela organização, uma variante que já está a ser adoptada por vários países europeus, mas que neste caso julgo ter causado algumas confusões organizativas.
Tanto na partida (Palácio da Vila) como na chegada (Palácio de Queluz) registou-se grande afluência de pessoas, sendo que em Sintra, a maioria eram turistas, que habitualmente são mais entusiastas no apoio aos atletas, mas, provavelmente por estar uma bela manhã e muita gente andar na rua, ao longo de todo o trajecto, principalmente nas povoações por onde passámos, juntou-se bastante gente, que também incentivavam e aplaudiam.
Esta prova, devido ao seu percurso tem características especiais, com subidas bastante acentuadas e longas (Recta da Granja - Algueirão-Velho, e Tala - Quartel da Carregueira), e várias descidas também algo prolongadas, como a de Lourel e da Venda Seca a Belas. Eu prefiro provas com percursos mais regulares, pois assim consigo dosear melhor o meu esforço.
Quanto à organização, no que se refere à meia maratona, não podia ser melhor, com as distâncias bem marcadas, sem transito durante todo o percurso e com excelente abastecimento de água, onde compareceu o habitual "moto-água", tendo o motociclista tido o cuidado de estar presente com as garrafinhas, nos locais mais difíceis. Um belo exemplo para outras organizações de eventos como este, o que não admira, de ano para ano, esta prova ter mais praticantes e adeptos.
22 Maio (Dom - 10H00) – 21,095 km – Meia Maratona dos Palácios - 2011
Escalão: M50-54
Chegados à meta: 738
Classificação: 417º (48º no meu escalão)
Tempo: 01:48:08 minutos
Vencedor: Masculinos -Manuel Damião - Conforlimpa
Femininos - Rafaela Almeida - SLB
Links: Fotos ammamagazine
João A. Melo