sexta-feira, 16 de maio de 2014

Corrida dos Faróis

No dia 04 de Maio, dia da mãe, decorreu uma prova, denominada Corrida dos Faróis-Dia da Mãe, com percurso entre o Farol do Forte de S. Julião da Barra, em Oeiras e Estoril, sempre ao longo da Marginal. Numa 1ª edição, só tenho a dizer que, apesar de algumas falhas, principalmente na medição do percurso,  correu tudo bastante bem.


Tanto na partida como na meta (chegada), junto ao Casino do Estoril, a organização foi bastante positiva, com bons abastecimentos de água e frutas.
A minha prestação também correu bem, tendo efetuado uma prova em ritmo constante, sem grandes aventuras, sendo que o principal objectivo era a participação e aproveitar uma bela manhã de domingo, com bastante sol a praticar desporto.
Terminei com o tempo de 45'34, o que deixa boas perspectivas no que diz respeito à minha recuperação.


A referir que também serviu para homenagear as mães, tendo a organização oferecido flores a todas, no início e no final.

sábado, 3 de maio de 2014

Corridas comemorativas

25 DE ABRIL - CORRIDA DA LIBERDADE

25 de Abril, uma data muito marcante, símbolo do fim da ditadura e início de um regime democrático. Deu-se uma revolução em que os cravos substituíram o sangue que poderia ter sido derramado. Com os meus 13 anos de idade ficou-me na memória a alegria de um povo a quem tiraram mordaças e que pode voltar a gritar LIBERDADE.



Como em anos anteriores, compareceram centenas, provavelmente  um milhar e meio, de corredores, federados ou populares, que correram os 11 km, desde o Quartel da Pontinha, (donde partiram os militares para a Revolução) até à Praça dos Restauradores. Foi uma prova sem contagem de tempos, fazendo cada um a sua corrida, o que interessava era o convívio e a simbologia do dia a festejar.
Só se estivesse impedido, por lesão ou por estar a trabalhar, não iria a esta corrida. Junto ao quartel, encontrei vários amigos das corridas, efectuei alguns registos fotográficos e seguidamente percorri os 11 km em descontracção e convívio com os demais, em clima de alegria.




1.º DE MAIO

O dia do trabalhador também se festeja com corridas e uma das mais importantes do país é a realizada em Lisboa, organizada pela Central Sindical CGTP, com partida e chegada no Estádio 1º de Maio. 
Também mais uma vez participei nesta prova, com um trajecto muito bonito, de 15 km, pelas principais avenidas de Lisboa. No início, quando fui levantar o dorsal, encontrei o amigo Mário Lima, e lá foi mais uma foto, que ele até já tinha prometido, em jeito de brincadeira.


Num dia quentinho, com muita gente pelas ruas de Lisboa, a celebrar o dia do trabalhador, o principal era participar, mas também serviu para avaliar as minhas capacidades, nesta distância, principalmente a minha reacção depois da lesão.
Aqueles últimos quilómetros, entre Anjos, Arroios, Chile e Praça do Areeiro são de pôr a língua de fora, mas no final fiquei satisfeito, tendo feito o tempo de 1:18:24.