sexta-feira, 21 de março de 2014

24ª Meia Maratona de Lisboa EDP

No passado domingo, 16 de Março, participei mais uma vez na meia maratona de Lisboa, mais conhecida pela meia da ponte, neste caso, Ponte 25 de Abril. Ainda a recuperar da intervenção cirúrgica ao pé e com bastante expectativa ao meu desempenho, o meu principal objectivo era simplesmente chegar ao fim, tencionando fazer uma corrida sempre a controlar o andamento para que conseguisse aguentar até ao final.
Estava um dia de bastante calor, com temperaturas a rondar os 21º, pelo que esperava uma prova bastante espinhosa. Dado que a minha forma física ainda estava deficitária, estava cauteloso quanto ao andamento-ritmo que iria imprimir à corrida.


Sempre se ouviu dizer que os amigos são para as ocasiões, tenho a agradecer ao Camacho, um companheiro de profissão e de corridas, que tendo capacidades para mais, aguentou e  foi no meu ritmo, entre 11 e 12 km por hora, até ao km 16, altura em que fui apertar os atacadores das sapatilhas e não o consegui alcançar mais.
A partir dos 18 kms foi a "doer", sempre a esperar que a real dor se fizesse sentir, dado que ainda não tinha passado dos 15 km, desde a lesão, todavia, para minha surpresa, senti-me bastante bem até ao final, tendo conseguido terminar com o tempo de 1h54'50.

Regresso

Depois de três meses de recuperação em sessões diárias de fisioterapia, na última semana de Janeiro e primeira de Fevereiro, voltei aos treinos. Devagar, devagarinho e ainda com dores, em corridas curtas e alternadas de caminhada, fui ganhando força na perna esquerda e consistência muscular no pé, sempre com receio de uma recaída.
Aos poucos senti que poderia efetuar mais quilómetros e passei a percorrer a distância de 10.000 metros, tendo verificado com satisfação que o pé não inflamava, ficando cada vez mais otimista quanto ao meu restabelecimento e ao facto de poder voltar a efetuar provas.

No dia 9 de Fevereiro, com grande expetativa, participei no VII Grande Prémio de Atletismo de Algueirão - Mem Martins, uma prova organizada pela Associação Desportiva Real Academia e também pela Junta de Freguesia local, na distância de 10 km.
Foi um dia de grande invernia, com muita chuva e vento, com cerca de 500 participantes a não terem receio da intempérie, tendo eu realizado um tempo de 52'57 minutos, um tempo bastante moralizador, terminando na 268º posição.

Para minha satisfação verifiquei que recuperei bem da corrida, continuando a treinar com 3 sessões semanais, mas sempre sem apertar muito.

Como estava inscrito no Troféu “Sintra a Correr” resolvi participar 25º Grande Prémio de Atletismo do Desportivo de Monte Real, uma prova com a distância de 9.800 m, integrada no Troféu de Atletismo de Cascais, que decorreu no dia 23 de Fevereiro, no Bairro de Monte Real-Tires.

Concluí com o tempo de 48'20 minutos e mais uma vez constatei que estava a ganhar cada vez mais força nas pernas e alento para continuar a caminhada para a recuperação total.