terça-feira, 29 de janeiro de 2013

23º Grande Prémio Fim da Europa


Depois de uma semana cheia de chuva, vento forte e trovoada, que deitou abaixo muita da floresta da Serra de Sintra, deixando caminhos e estradas intransitáveis, a organização do GP Fim da Europa, chegou a colocar a hipótese, caso as condições climatéricas não melhorassem, de não vir a realizar-se, tendo ficado só confirmada no dia anterior, pois quem conhece a Serra de Sintra, com o seu microclima, sabe que em situações de tempo adverso, não é para brincadeiras e esta prova termina num dos pontos mais agrestes do país, no Inverno, o Cabo da Roca.

Mas quem se importa? No ano passado a prova não se realizou, muito por causa da crise e de falta de verbas (dizem!), logo se juntou um grupo de resistentes, que em protesto efetuaram no mesmo percurso uma corrida "pirata". Certo é que deu frutos, foi badalada e este ano voltou a realizar-se, esgotando as inscrições em pouco tempo
.

É uma prova de 17 quilómetros, quer esteja mau tempo ou não, só quem participa, sofre nas serpenteantes e íngremes subidas pela serra, atravessa-a desde a vila até ao ponto mais ocidental do continente europeu, "onde a terra acaba e o mar começa", contemplando a beleza das verdejantes paisagens, consegue dar o valor.




As previsões meteorológicas deram melhoria de tempo, mas o domingo acordou a chover e com bastante nevoeiro. Cheguei ao local da partida eram nove horas, tinha que entregar a mochila com uma muda de roupa, para que na chegada tivesse com que mudar, que seria transportada numa carrinha da organização para junto da meta, pois não sabia o que me esperava. Lembro-me que em 2011, última vez que participei, estava um vento forte e bastante gelado tendo ficado a tiritar com frio.

Surpreendentemente, quando se aproximou a hora da partida, deixou de chover, tendo a prova decorrido toda debaixo de nevoeiro cerrado e húmido.
Senti bastantes dificuldades nos primeiros 5 km, que foram sempre a subir em curva e contracurva, como todos conhecem e sabem que até de automóvel custa. Seguidamente mais 7 km em sobe, desce e sobe até ao cruzamento da Peninha, um dos ponto mais elevados da serra, para depois descer os restantes 5 km até à meta no Cabo da Roca, onde normalmente se sente muito vento.



Chegada à meta 

A prova teve 898 participantes, terminei na 354 posição com o tempo de 01:28:44 horas, cerca de 1 minuto e meio a menos que na minha última participação.
Foram vencedores, em masculinos, o Alberto Chaiça, com o tempo de 00:58:59 e em femininos venceu Chantal Xhervelle com o tempo de 01:11:42.

"Deve ser o local do mundo, mais agreste, para terminar uma prova de corrida, mas valeu a pena", ouvi dizer a alguém!


links:
Fotos - Atletismo Magazine
Classificação - Grande Prémio Fim da Europa




quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Grande Prémio de Valejas - Corrida dos Reis

No domingo passado, 6 de Janeiro, Dia de Reis, em Valejas, teve início o 31º Troféu Câmara Municipal de Oeiras - Corrida das Localidades, este ano apresentando uma novidade, os três concelhos, Oeiras, Sintra e Cascais, acordaram ter um dorsal único para as provas a realizar. Uma iniciativa bem vinda, pois assim escusa-se de ter 3 dorsais para participar nas provas de cada concelho. Também a salientar o facto de todas as provas dos três concelhos se realizarem num mesmo ano, neste caso em 2013.
Foi a primeira vez que participei no Grande Prémio de Valejas, este ano apelidado também de Corrida dos Reis. Devido à zona geográfica desta localidade, tem um percurso bastante difícil, com algumas subidas (e descidas) bastante acentuadas.
Devido ao empenho da Câmara Municipal de Oeiras, a colectividade local, Valejas Atlético Clube e outras agremiações, foi uma festa de abertura muito bonita, com fanfarra dos Bombeiros e tudo, a acordar a gentes da terra, numa manhã bastante fria.


Esta prova teve cerca de 700 participantes, distribuídos pelos diversos escalões e distâncias, desde os benjamins até aos maiores de 70, iniciando-se pelas 09h30 nas camadas jovens até à prova principal, de 8.800 metros, que foi às 11h10.
A Equipa NUCLEOEIRAS foi a vencedora, conseguindo amealhar o maior numero de pontos, tendo sido vencedores, em seniores masculinos, o Euclides Varela e em femininos a Mónica Moreiras, da mesma equipa.
A minha participação decorreu dentro das minhas possibilidades, tendo efectuado um tempo de 42:10 minutos, para mim satisfatório pois tinha subidas de elevada inclinação.
Este ano, se puder, vou participar mais em provas locais, pois em tempo de crise não se pode desperdiçar o facto de serem de inscrição gratuita.

Links
Classificação
Fotos: Valejas Atlético Clube



quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

S. Silvestre da Amadora

No 31 de Dezembro passado, pelas 18h00,  participei mais uma vez na emblemática corrida de S. Silvestre da Amadora, que já vai na sua 38ª edição, o que diz bem da sua grandiosidade e importância histórica.

Terminar o ano a correr, no contexto atual poderá ser, a fugir da crise, ou a correr para um ano ainda pior, vá lá saber-se. Eu então fartei-me de correr, de carro, a pé e de toda a maneira possível para chegar a tempo do início da prova. Saí do Pinhal Novo eram 16h35, ainda tinha que fazer cerca de 90 km para ir a Oeiras e voltar até à Amadora. Foi "dar ao pedal", com muita chuva, intenso trânsito e os minutos a contar em decrescendo, vindo-me também à cabeça a hipótese de a corrida ser adiada, devido à intensa chuva em alguns momento quase diluviana.

Antes da partida, chuva intensa

Cheguei à rotunda da Venda Nova (Portas de Benfica) eram 17h45, ainda tinha que me equipar e correr cerca de 1 km até ao local da partida, em frente à sede do Desportivo Operário Rangel, na Rua Elias Garcia, Amadora. O trânsito estava todo parado devido ao corte de trânsito da zona do evento, pelo que teria que me desenrascar o mais depressa possível. Inventei um lugar de estacionamento, mesmo em cima do passeio de modo a deixar passar os peões e está a equipar, com tudo isto já só faltavam 5 minutos, mas ainda fui a tempo, pois o início da prova foi às 18h10, devido às atletas femininas terem partido 10 minutos antes.

Por coincidência (ou não) ainda encontrei alguns companheiros de corrida, entre eles o José C. Melo que completava o trio e o Francisco Gaio, colega de profissão, uma presença assídua e que por ocaso apareceu junto a mim aquando da espera para o tiro de partida.

Quando à corrida, nem chuva, vento ou qualquer outra circunstância impediria a boa realização, um recorde, cerca de um milhar, num percurso pela cidade da Amadora, bem iluminado e com o público do costume, entusiasta, a apoiar e incentivar os participantes, como num prelúdio do réveillon que se aproximava.

Foram vencedores no sector masculino o Manuel Damião, do Maratona CP, com um tempo de 29:29 minutos. Em femininos ganhou a Sara Moreira, também do Maratona, com um tempo de 32:42 minutos.

Quase...a chegar à meta

A minha participação foi a esperada, festas de Natal e fim de ano, com muitos comes e bebes, doces, iguarias e com poucos treinos, no final  o resultado, 48:10 minutos, vindo a realizar um tempo de 1'30'' a mais que no ano passado, porém fiquei bastante satisfeito e penso até que se desse o litro, teria realizado um tempo aproximado ao transacto.
De qualquer maneira, o objectivo foi cumprido.
Desejos de um bom ano para todos!

Links: classificação
fotografias