quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Maratona de Lisboa e meia maratona


Correr uma maratona é um assunto muito sério, seja para conquistar um melhor tempo pessoal, ou apenas para chegar ao fim, dependendo das capacidades de cada um. Requer um bom planeamento, muito treino e persistência, pois o treino inadequado pode levar ao fracasso.

No ano passado preparei-me atempadamente para a maratona, cumpri um plano de treino condizente com as minhas capacidades físicas e posso dizer que correu dentro das minhas expectativas, vindo a alcançar um resultado na maratona que me satisfez. Este ano decidi não participar devido ao pouco tempo de preparação, também por ter sofrido uma lesão no tornozelo direito e de dores que apareceram no joelho esquerdo. Mas não fiquei em casa, participei na meia maratona, que também é uma boa distância.

A maratona e a estafeta, tiveram partida no domingo passado, 9 de Dezembro, pelas 09:00 h, junto ao estádio 1º de Maio, como de costume, vindo depois os participantes a encontrarem-se, passados 21km, com os da meia maratona, na Av. 24 de Julho, em Santos, onde esta teve início. Quando se deu a partida da meia, pelas 10:30 h, já os primeiros da maratona tinham passado por ali. O percurso foi de ida e volta até quase à estação de Algés depois passagem pelo Cais do Sodré, Praça do Comércio, Praça da Figueira, Martins Moniz e toda a Av. Almirante Reis até ao Areeiro, continuando-se até Av. de Roma e depois até à meta, no estádio 1º de Maio.



A minha participação foi satisfatória, tendo efetuado uma prova sem grandes dificuldades, somente o troço entre a Alameda e o Areeiro senti algum cansaço acrescido. Terminei com o tempo de 01:45:23 minutos (não contabilizaram o tempo chip), o que é um dos meus melhores desempenhos na meia, a referir que o clima também esteve a favor, com sol mas fresquinho.

Foram vencedores, na maratona masculinos, Olega Marusin (Russia) com 2:23:03 horas, em femininos, Anabela Tavares, Joaninhas Leião, com 2:45:44 horas. Na meia venceram, masculinos, Duarte Marques, individual, com 01:13.44 h e em femininos, Pamella O Nascimento da DESMOR EEM, com 1:24:58 h.


Links: Fotos ammamagazine


João A. Melo