quarta-feira, 28 de março de 2012

22ª Meia Maratona de Lisboa

Considerada como uma das melhores provas da modalidade do mundo, mais uma vez teve lugar, neste domingo, a Meia Maratona de Lisboa, registando um recorde de participantes. Também havia o aliciante de ser batido novamente o recorde mundial da distância, já pertencente ao grande favorito Tadese.

Milhares de pessoas, bem cedo, saem de suas casas e dirigem-se para a Ponte 25 de Abril, o local de partida, para participarem na prova. Uns na distância maior (meia maratona), outro na mini maratona. O meio de transporte para o local, para a grande maioria, é o comboio (Fertagus), tendo depois de se percorrer uma distância de cerca de 1,5 km a pé desde a estação (Pragal), até à praça da portagem. Autocarros cheios, comboios a abarrotar, tudo superlotado. 



Participei pela terceira vez consecutiva nesta prova, e apraz-me dizer que este ano melhorou em relação ao ano passado, pois houve controlo na separação dos que iam correr a meia e a mini. Desta vez houve a possibilidade de correr um pouco mais à vontade, dado que os da mini, na sua maioria vão a caminhar e impediam todos aqueles que queriam correr. 

Antes da corrida estava um pouco apreensivo quanto ao meu desempenho, pois tenho andado com uma ligeira dor no joelho esquerdo e temia que se agravasse durante a prova, mas felizmente, apesar de sentir a dor, consegui terminar sem dificuldades de maior, porém, surgiram-me algumas mazelas no pé esquerdo devido ao jeito de colocar o pé durante a corrida.

É um evento fantástico, de grande envolvência, com "tudo à grande", conjuntos musicais pelo caminho a animar a malta, montes de pessoas, na maioria familiares, a incentivar os que participavam, excelente abastecimento de águas, produtos isotónicos e no final frutas.

 Rui Silva no grupo dos portugueses

Fomos todos vencedores mas quem levou o "bolo" foi o Tadese, mesmo não tendo batido o seu recorde, foi o primeiro a chegar. Uma palavra para o Rui silva, que também fez a sua melhor marca na modalidade, alcançou a 4ª posição e foi o melhor europeu, deixando ainda para trás muitos africanos.

Claro que apetece dizer, "ganda seca", filas no início, também no final, mas no fundo valeu a pena. Apetece interrogar, se tantos estrangeiros vêm de propósito a Portugal para participar, nós que cá estamos porque não aproveitamos.

 

25 Março (Dom - 10H30) – 21,097 km – 22ª Meia Maratona de Lisboa -  2012 

Escalão: Veteranos 50-54
Chegados à meta: 6.975
Classificação: 1.931º
Tempo: 01:46:55 minutos (tempo chip)
 
Vencedores: 
Masculinos: Zerzenay Tadese (Eritreia)
Femininos: Shalane Flanagan (USA)
Melhor Português: Rui Silva 

Links:

 

João A. Melo