quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

8ª Corrida dos Reis de Gaio/Rosário



Nos Reis, sei que são realizados em Portugal o Grande prémio de Vila Nova de Gaia, a corrida dos Reis de Matosinhos, a corrida dos Reis de Faro, e também ouvi falar na Corrida dos Reis de Gaio-Rosário, no concelho da Moita
Como há sempre uma primeira vez para tudo e como nunca tinha participado numa corrida dos Reis, decidi que este ano iria correr uma, pelo que fui à que se realizava mais perto, na Freguesia de Gaio-Rosário, uma prova gratuita, que faz parte da taça AtletisMoita, torneio em Atletismo das Coletividades do Concelho da Moita.

 Prova feminina

Já ali tinha estado, em lazer, devido à praia do “Rosarinho”, podendo considerar-se uma praia fluvial, virada para o Tejo, um local agradável, onde se pode passar uma tarde em beleza, com uma boa companhia, a desfrutar de uma cerveja e a ver o sol-pôr.
Quanto à prova, organizada pela Câmara Municipal da Moita, teve início pelas 15h00, sendo disputadas, a partir dessa hora as corridas de, benjamins, infantis, iniciados, juvenis e pelas 16h30 a corrida principal, com os juniores, seniores e veteranos, de ambos os sexos.

A partida e meta situava-se na localidades de Rosário e o percurso era feito em 3 voltas, pelas ruas desta pequena terra e de Gaio, perfazendo um total de 7800m. A disputa pelos primeiros lugares era entre equipas do Concelho da Moita, a que pertence esta freguesia, principalmente pelo Clube Desportivo e Recreativo Ribeirinho, o Centro de Atletismo da Baixa da Banheira e o Grupo Desportivo "O Independente" (Setúbal).


Foi uma prova agradável, bem organizada, com as gentes da terra a assistir e a aplaudir entusiasticamente, principalmente os familiares e amigos dos corredores. Quanto aos prémios, troféus para os atletas vencedores de cada escalão. Para os restantes, não havia camisola nem medalha, mas apenas uma garrafa de água e a simpatia das suas gentes, o que já foi bem bom, pois mais não se poderia esperar numa prova gratuita.
Bem-haja!


 Praia do "Rosarinho"

No final ainda estive à conversa com alguns amigos das corridas, entre eles o meu camarada Francisco Gaio e depois ainda deu tempo para captar umas fotos do belo pôr do sol, da praia do Rosarinho.

Pôr do sol da Praia do Rosarinho


07 Janeiro (Sab) – 7,800 km – 8ª Corrida dos Reis – 2012
Escalão: Veteranos 50-54
Participantes chegados à meta: 175
Classificação: 125º
Tempo: 00:35:58 minutos
Vencedores:
Masculino: André Costa – CDRR (Clube Desportivo Recreativo Ribeirinho)
Femininos: Sónia Marques – CAAM (Clube Amigos Atletismo da Moita)

Links:
Classificação
Organização




João A. Melo

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

37ª S. Silvestre da Amadora

Correr a mais carismática S. Silvestre de Portugal era um dos meus objectivos para o ano findo, uma prova das mais antigas do país, já na sua 37ª edição, onde já foram vencedores grandes figuras do atletismo português, como o consagrado Carlos Lopes, Aurora Cunha, Rosa Mota, Domingos Castro, Fernanda Ribeiro e muitos outros. 

Pelo que tinha ouvido, é mesmo uma prova especial, daquelas que ficam na memória e que se quer sempre repetir. Recordo-me de em tempos, no início dos anos noventa, esta corrida se realizar mesmo na passagem de ano, iniciando-se às 24h00 do dia 31, fazendo-se uma grande festa, uns a correr, outros a assistir ao mesmo tempo que festejavam a passagem de ano.

No último dia do ano, pelas 18h10, lá estava eu no local de partida, onde também se encontravam algumas das maiores figuras da corrida nacional, e outros, africanos, que têm vencido nas últimas décadas, à procura dos apetecíveis prémios monetários.
Durante o aquecimento já por ali se encontrava uma enorme moldura humana, uns para participar na corrida, sendo acompanhados pelos familiares, outros para mostrar os seus "bolinhas", Fiat 600, Fiat 124, Renault 4L, entre outros, em cortejo pelas ruas do concelho da Amadora, para ajudarem à festa.

(Foto do Carlos Lopes - A Minha Corrida)

Quanto à corrida, com percurso pelas principais artérias da Amadora, tem o seu grau de dificuldade, com uma subida bastante longa, talvez uns 3 km, desde a Falagueira até ao Casal de S. Brás, depois, quem sobe também desce e foi isso que aconteceu, até à "baixa" da cidade. Deu-se a volta junto ao antigo cinema Lido e depois uma segunda subida, até ao quartel dos Comandos, para depois se passar no Alto Maduro, novamente centro da Amadora, junto ao Babilónia, Bairro do Bosque e terminar perto do local de partida, na Venda Nova.
A chegar à meta

O que torna esta prova de tão especial? Pois, nunca vi tanta gente a assistir, a incentivar e a participar na festa. Poderei dizer que ao longo de todo o percurso se viam centenas de populares, envolvidas naquela atmosfera, cheias de entusiasmo. Também por ser uma prova nocturna, com as principais artérias e praças iluminadas com as luzinhas de natal, a transmitir um clima festivo.
Para a próxima edição, só se tiver algum impedimento, pois corridas desta dá gosto participar.

31 Dezembro (Sab) 18H10 – 10 km – 37ª S. Silvestre de Amadora – 2011

Escalão: Veteranos M50-55
Participantes chegados à meta: 751
Minha classificação: 298º
Tempo: 00:46:31
Vencedores: 

Masculinos 

     1. Manuel Damião (Maratona)   29.00 minutos.   
     2. Goitom Kifle (Eritreia)    29.02.   
     3. Evans Kiplagat (Quénia)   29.20. 
     4. Nikolay Chavkin (Rússia)   29.44.   
     5. Rui Pinto (Benfica)   30.03.   
     6. Sérgio Silva (Maratona)    30.13.   
     7. Pedro Ribeiro (Maia AC)    30.24.   
     8. Hélio Gomes (Sporting)   30.27.   
     9. Bruno Jesus (Maia AC)   30.38.   
    10. Luís Pinto (Sporting)   30.50. 
  
    FEMININOS :
 
     1. Marisa Barros (Benfica)   33.23 minutos.   
     2. Clarisse Cruz (Sporting)   34.12.   
     3. Nazareth Weldu (Eritreia)    34.27.   
     4. Yevgeniya Danilova (Rússia)    34.39. 
     5. Fernanda Miranda (SC Braga)    35.13. 
     6. Rebecca Cheptegei (Uganda)    35.16.  
     7. Doroteia Peixoto (NA Joane)    35.26.   
     8. Anália Rosa (Maratona)   35.32.   
     9. Sara Pinho (Sporting)   35.46. 
    10. Sandra Teixeira (Sporting)   36.19.


Links:  



          a minhacorrida

João A. Melo