terça-feira, 24 de maio de 2011

IX Meia Maratona dos Palácios 2011

Pela segunda vez participei nesta prova, e apetece-me dizer, ainda bem, pois só de contemplar a beleza que a levam de um palácio a outro, ambos magníficos, já vale a pena.



Este ano também foi incluída a variante Run&Bike, que não entendi bem os meandros, e penso que também não foi devidamente esclarecidos pela organização, uma variante que já está a ser adoptada por vários países europeus, mas que neste caso julgo ter causado algumas confusões organizativas.

Tanto na partida (Palácio da Vila) como na chegada (Palácio de Queluz) registou-se grande afluência de pessoas, sendo que em Sintra, a maioria eram turistas, que habitualmente são mais entusiastas no apoio aos atletas, mas, provavelmente por estar uma bela manhã e muita gente andar na rua, ao longo de todo o trajecto, principalmente nas povoações por onde passámos, juntou-se bastante gente, que também incentivavam e aplaudiam.

Esta prova, devido ao seu percurso tem características especiais, com subidas bastante acentuadas e longas (Recta da Granja - Algueirão-Velho, e Tala - Quartel da Carregueira), e várias descidas também algo prolongadas, como a de Lourel e da Venda Seca a Belas. Eu prefiro provas com percursos mais regulares, pois assim consigo dosear melhor o meu esforço.



Quanto à organização, no que se refere à meia maratona, não podia ser melhor, com as distâncias bem marcadas, sem transito durante todo o percurso e com excelente abastecimento de água, onde compareceu o habitual "moto-água", tendo o motociclista tido o cuidado de estar presente com as garrafinhas, nos locais mais difíceis. Um belo exemplo para outras organizações de eventos como este, o que não admira, de ano para ano, esta prova ter mais praticantes e adeptos.


22 Maio (Dom - 10H00) – 21,095 km – Meia Maratona dos Palácios -  2011

Escalão: M50-54
Chegados à meta: 738
Classificação: 417º (48º no meu escalão)
Tempo: 01:48:08 minutos
Vencedor: Masculinos -Manuel Damião - Conforlimpa
Femininos - Rafaela Almeida - SLB
 
Links: Fotos ammamagazine

João A. Melo

terça-feira, 10 de maio de 2011

XXII Meia Maratona Internacional de Setúbal – Costa Azul

No ano passado estive para participar nesta prova mas por impedimentos de trabalho não pude, porém, este ano proporcionou-se e lá compareci na bonita cidade de Setúbal para mais uma corrida.
A mesma foi organizada pelo Clube de Trabalhadores da Câmara de Setúbal em parceria com a Xistarca, verificando-se uma boa prova, sem falhas (que eu tivesse dado conta, com uma bonita envolvência e um percurso quase na totalidade na zona ribeirinha da cidade.


O início da prova foi no Largo José Afonso, tendo o tiro de partida sido dado pelo grande Armando Aldegalega, um atleta sportinguista, campeão das corridas, que nasceu m Setúbal. Por curiosidade, à partida começou a chover, tendo durado cerca de vinte minutos, mas devia era ter caído na última parte da corrida, quando o cansaço já fazia mossa, o que seria uma maravilha para refrescar um pouco.
Apesar de ter dormido pouco durante a noite e sentir a cabeça um pouco pesada, foi uma prova que me correu bastante bem, tendo inclusivamente batido o meu recorde pessoal na distância.
Foi uma prova agradável, com muita gente a participar na festa, a assistir e até a incentivar os participantes durante o percurso, o que se vai tornando raro.



8 Maio (Dom) – 21,097 km – 72ª Estafeta Cascais - Oeiras – Lisboa
Participantes chegados à meta: 723
Escalão: M5054
Classificação: 412º
Tempo: 01:43:30 minutos
Vencedores:
Masculinos - Manuel Damião -  Conforlimpa
Femininos – Cláudia Pereira – S. C. Braga