quinta-feira, 21 de abril de 2011

72ª Estafeta Cascais-Oeiras-Lisboa

A prova de estrada mais antiga do calendário de Portugal, antigamente chamada de Estafeta Cascais-Lisboa, tendo a sua primeira edição ocorrido em 1932. A história desta corrida já conheceu várias peripécias (pudera, também já lá vão 79 anos…), desde mudanças de datas, percursos, distâncias, e até interrupções. A última vez que se realizou foi em 2007, sendo agora reeditada, com organização da Xistarca, em conjunto com a Seaside, com o apoio da Associação de Atletismo de Lisboa e das autarquias de Cascais, Oeiras e Lisboa.


A prova deste ano teve a denominação Estafeta Cascais-Oeiras-Lisboa, com distância de 20 km, em duas modalidades. A estafeta, por equipas, efectuada com 4 percursos de 5 km, com transmissões (passagem de testemunho) em Parede, Santo Amaro de Oeiras e na Cruz Quebrada, e uma prova de 20 km em linha, ambas com partida junto ao Casino do Estoril e meta na Praça do Império, em Belém-Lisboa.

Participei na prova 20 km em linha, tendo esta começada às 09h30, uma boa ideia da organização, dado que se previa bastante calor.  Durante todo o percurso fez-se sentir bastante calor mas felizmente soprava vento, que por acaso até era contra, mas dava bastante jeito, pois refrescava.


Gostei desta prova, que foi muito bem organizada, com uma bela paisagem, toda ela ao longo da Costa. A chegada também foi num local emblemático da cidade de Lisboa, a Praça do Império.

17 Abril (Dom) – 20 km – 72ª Estafeta Cascais - Oeiras – Lisboa

Participantes chegados à meta: 406

Escalão: M5054

Classificação: 146º

Tempo: 01:40:46 minutos

Vencedores:

20km em Linha
Artur Santiago -  CC Linda-a-Velha

Estafetas
GDR Reboleira
Links: 

João A. Melo