quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Corrida do Tejo 2010

Rui Silva a cortar a meta (foto Atletismo Magazine)

No ano passado inscrevi-me para esta prova mas não pude comparecer por me encontrar a trabalhar, porém, desde logo ficou o desejo de participar este ano. Também havia no dia 23 (sábado) os 20 km de Almeirim, na qual também gostava de participar, mas dado que uma delas tinha que ficar para trás, optei por esta e Almeirim fica para o ano.
Não haja dúvidas que é o maior acontecimento em Portugal neste tipo de provas e nesta distância. Cerca de 10.000 atletas encheram a Av. Marginal, em Algés, junto à estação da CP, onde teve início a corrida, toda ela rodeada de um grande mediatismo, com figuras públicas a fazerem reportagens e até um helicóptero de uma das televisões públicas sobrevoou toda a marginal para que a prova fosse apreciada por via aérea.   
No local da partida encontravam-se delimitações por tempos, assim quem tivesse efectuado provas na distância, com tempos inferiores a 48”, partia à frente dos restantes, mas pelos vistos alguns (diziam) conseguiram enganar a organização. De qualquer maneira achei bem pois muitos iam só para caminhar e assim não atrapalhavam os que iam correr.
          O percurso foi todo ao longo da marginal, entre Algés e a Praia da Torre, com uma vista privilegiada sobre o Tejo, já a beijar o Atlântico. O percurso era plano, com apenas duas subidas de pouca inclinação (Caxias e Praia Santo Amaro). Houve dois abastecimentos de água (4 e 7 km) e música pelo caminho, com bandas a animar a malta.
(foto Atletismo Magazine)
          O meu desempenho foi normal e não senti dificuldades de maior, efectuando uma prova dentro das minhas possibilidades. No final, reparei que o marcador electrónico marcava 50,19”, mas o meu cronómetro registava 48,51”, uma diferença de um minuto e tal, tempo que demorei na partida a chegar às passadeiras electrónicas, devido aos muitos atletas. Estranhamente, na classificação do sitio da organização, verifiquei que o tempo de chip não tinha sido contabilizado (estava a zeros), acontecendo o mesmo a muitos outros, devido a anomalias nos chips. Uma gafe, mas no computo geral a organização foi muito boa.
Fiquei bastante agradado com a chegada, pois, mesmo com milhares de participantes, não se verificou acumulação de atletas na meta, devido à boa organização, que encaminhou os mesmos para uma zona mais desafogada, onde se procedeu à entrega de chips.

24 Outubro (Dom) – 10 km – Corrida do Tejo – 2010 - Oeiras
Escalão: Veteranos II
Participantes: 9.262
Classificação: 2.265º
Tempo: 00:50:19 minutos (48,51” tempo real no meu cronometro)
Vencedor: Rui Silva – Sporting Clube de Portugal

Links:  
classificação: Corrida do Tejo
Fotos: Atletismo Magazine
João A. Melo

terça-feira, 12 de outubro de 2010

2ª Corrida do Aeroporto

Decorreu no passado domingo a segunda edição da Corrida do Aeroporto, uma prova organizada pelo Clube ANA Lisboa, com partida e chegada no terminal de carga do aeroporto de Lisboa.
A corrida decorreu na zona do Lumiar, denominada “Alta de Lisboa”, passando-se pela pista Moniz Pereira, vários arruamentos, jardins e pelo verde Parque das Conchas.
No que se refere ao percurso, em comparação ao ano transacto, gostei mais desta edição, pois foi uma prova mista, quase “corta mato”, correndo-se mais em zonas verdes que em estrada. Também foi um pouco mais difícil, tendo bastantes subidas e algumas delas acentuadas, principalmente no Parque das Conchas, mas valeu pela beleza, o ar fresco e o cheiro a plantas.
Apenas um senão, o percurso foi alterado e não avisaram no início, pois quando estavam decorridos cerca de 8km e verifiquei que estávamos nas rotundas já em direcção ao aeroporto, pensei que ainda iríamos por outra artéria, já que faltavam ainda 2 km, mas não, fomos logo para a zona da meta, constatando que a corrida tivera apenas 9 km. Deram como explicação que o percurso fora alterado devido às obras na Alta de Lisboa, mas deveriam ter avisado no início da prova, pois no meu caso (provavelmente para os restantes), poderia ter imprimido outro ritmo e tido outro desempenho, não é que fosse muito importante, mas já que participo gosto de dar o meu melhor.
Para quem gosta de apreciar os aviões a levantar voo tem aqui uma bela oportunidade de ver ao perto. Este ano era para levar a minha máquina para registar alguns desses momentos mas esqueci-me dela em casa. Para o ano há mais!

10 Outubro (Dom) – 9 km – Corrida do Aeroporto – 2010 – Lisboa
Escalão: Veteranos II
Participantes: 1172
Classificação: 347º
Tempo: 00:44:28 minutos
Vencedor: Afonso Pinto – Amigos Vale do Silêncio

Links:  
classificação: Corrida do Aeroporto 
 
João A. Melo