quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Meia Maratona de Portugal

Em Março deste ano já tinha participado na Meia Maratona de Lisboa, passando a ponte 25 de Abril a correr, pelo que senti vontade de também correr na Ponte Vasco da Gama, uma ponte magnífica, considerada a mais extensa da Europa. Imaginava que iria ser uma confusão, desde o apanhar dos autocarros antes das 09h00, fretados para o efeito, junto da Estação Oriente, para a ponte, único meio de transporte autorizado, até ao tempo de espera na ponte (cerca de 1.30h) para a partida, rodeado de milhares de pessoas que iriam participar na prova. Porém não foi assim tão stressante, os autocarros eram muitos e o tempo de espera na ponte, apesar do pouco espaço devido ao aglomerado de atletas, decorreu entre algumas passadas e uns saltos, para o aquecimento, ao mesmo tempo que contemplava a zona oriental de Lisboa e o belo Mar da Palha.
A partida foi à hora prevista, tendo imprimido desde logo um ritmo que considerei o adequado para as minhas possibilidades, entre os 11 e 12 km/hora, não caindo no erro da meia da Ponte 25 de Abril, em que andei a puxar no início e depois no final já levava os bofes de fora. A corrida decorreu dentro das minhas expectativas, passando os 15 km sem estar demasiado cansado, notando apenas um pesar de pernas a partir dos 18km, devido provavelmente ao pouco treino, todavia cheguei bem.
É de louvar a organização, não é brincadeira um evento desta grandiosidade, pois nada faltou, desde as deslocações para a ponte, partida, marcações dos quilómetros, os abastecimentos (muito bom) e até música para marcar o ritmo. 



Escalão: Veteranos M45
Participantes: 2391
Classificação: 1156º
Tempo: 01:53:14 minutos
Vencedor: Tadese Tola – Etiópia

Links:  

João A. Melo

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Correr na Linha


Andar na linha e não descarrilar, nos dias de hoje e neste mundo tão cheio de adversidades, principalmente para os mais jovens e inexperientes, é muito importante. Também manter a linha é fundamental, pois um bom aspecto físico é de primordial para o sentimento de bem estar. Por isso, nada melhor que correr na linha e para… a linha.
Como trabalho na Linha de Cascais, também não podia faltar a esta corrida, que vai na sua terceira edição, tendo eu participado nela no ano passado. Uma prova organizada em pareceria entre a Câmara de Cascais e o Jornal Destak, toda ela (de)corrida na Marginal, ao longo do oceano, entre Carcavelos e Cascais, tendo a meta junto à Câmara Municipal.
Foi uma prova bem organizada, com bons abastecimentos a meio e no final e com cronometragens de tempos através de chips. Um percurso bonito, plano e bem arejado, sentindo-se o cheiro a mar. Dá gosto correr com a brisa do mar a bater no rosto.
Quanto à minha participação, o meu corpo respondeu positivamente durante toda a prova, conseguindo os meus principais objectivos, que eram participar, sentir-me bem psicologicamente e manter a minha forma física com os subsequentes benefícios para a saúde.
No final recebemos uma medalha de participação e uma camisola “técnica” com as siglas da corrida, por sinal de qualidade razoável e bonita, que vai servir para gastar nos treinos.
Enquanto gastava os minutos a ver os vencedores receberem os prémios, vi entre outros atletas anónimos, um homem que já foi atleta olímpico, o Armando Aldegalega, que apesar da sua simplicidade, não pode passar despercebido, pois é considerado “o homem da maratona”, tendo corrido mais de 50 maratonas. Também participou na corrida da linha, obtendo um resultado a rondar os 45 minutos, o que considero admirável, dado que o jovem já tem 72 anos de idade e continua a correr com a vontade do primeiro dia.

19 Setembro (Dom) – 10 km – Corrida da Linha – Destak – 2010 – Carcavelos/Cascais
Escalão: Veteranos II
Participantes: 2.166
Classificação: 557º
Tempo: 00:48:48 minutos
Vencedor: João Marques

Links:  
Fotos: ammamagazine

João A. Melo

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Corrida do Avante


Frequentei as festas do Avante pela primeira vez (1986) quando ainda eram realizadas no Alto da Ajuda e desde aquela altura, valorizei a organização e principalmente o espírito de entreajuda de todos aqueles que colaboravam na festa. Destaca-se pela diversidade cultural, desde o folclore, à música moderna, ao teatro, artesanato e também ao desporto, talvez por isso, milhares de pessoas, independentemente de ideologias políticas, durante três dias, fazem da Quinta da Atalaia o seu local de festa e de divertimento.
Quanto à “corrida da festa”, já vai na 23ª realização, o que atesta a sua importância na vertente desportiva, sendo participada por várias centenas de atletas e populares. Para muitos também é a “primeira corrida” duma nova temporada, pelo que é aproveitada para afinar os sapatos e pôr os músculos em dia. Também foi o meu caso, pois nos meses de Julho e Agosto não participei em qualquer prova e apenas efectuei corridas trissemanais, tendo pelo meio uma paragem de 15 dias, devido a fortes dores nas costas (cruzes), que me impossibilitaram de qualquer exercício físico.
Foi de bom grado terem antecipado a prova para as 09h15, mesmo assim estava bastante calor. A destacar a organização, que mesmo sendo uma prova gratuita, decorreu de modo satisfatório, com partida sem atrasos, boas marcações de distância, abastecimentos de água a meio e à chegada, sempre num percurso bem bonito ao longo da Baía do Seixal. Na chegada, parece-me que o calcanhar de Aquiles para muitas organizações até bem mais conceituadas, é que demorou um pouco, muito devido à ausência de controlo de tempos por chips. Mas compreende-se, pois a prova estava inserida num contexto multicultural e festivo, definido pela organização, como objectivo de promover a prática desportiva, convívio e sã camaradagem. 
Para mim os objectivos foram cumpridos, pois revi alguns amigos de corridas, entre eles o Mário Lima (sempre aquela máquina), que entre centenas na avenida “a aquecer”, me encontrou e ainda deu para pôr a conversa em dia. A partir dos 5km senti bastante cansaço e algumas tonturas, tendo abrandado um pouco, chegando à meta já bastante melhor. No final fui ao encontro de dois dos meus irmãos, para uma valente sardinhada.
5 Setembro (Dom) – 10,5 km – 23ª Corrida do Avante – Amora-Seixal
Escalão: Veteranos III
Participantes: 1.415
Classificação: 579º
Tempo: 00:50:21 minutos
Vencedor: Luís Feiteira – Maratona Clube de Portugal
Links:  
João A. Melo