quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ao pé da porta





A uma corrida “ao pé da porta” não podia faltar! Sentia curiosidade em ver como era o percurso, o entusiasmo das gentes desta freguesia e também a organização da prova. Estivera uma manhã de chuva, por vezes de grande intensidade, previa-se que iríamos apanhar uma grande molha mas felizmente, só durante os primeiros dois quilómetros é que choveu.
A corrida iniciou-se na Av. Almirante Gago Coutinho, junto das piscinas municipais, no Bairro de Ouressa, passámos pelo centro da vila, depois em direcção à rotunda da Bela Vista, Av. Capitães de Abril, Algueirão Velho, Tapada das Mercês, novamente Av. Capitães de Abril, Algueirão e com meta na Av. Marginal.
Foi uma prova que teve alguma dureza, principalmente na dupla subida da Av. Capitães de Abril (entre a Esquadra da PSP e o supermercado E’Leclerc).
Fiquei desiludido com o entusiasmo em volta da corrida, a organização, apesar de não se registarem grandes falhas, poderei dizer, esteve para o fraquinho. O mesmo não se poderá dizer do controlo do trânsito, foi de enaltecer o trabalho da PSP.
Quanto à população, a freguesia mais populosa do país, uma desolação…muitos até ficaram admirados em nos ver correr… “quem são estes!?”
Penso que falhou aqui organização, deveria ter sido mais divulgada. Vamos ver para o próximo ano.
21 Fevereiro (Dom) - 10km - 3º G. P. de Mem Martins; Sintra
Escalão: Veteranos II
Terminaram a prova: 436
Classificação: 238º,
Tempo: 00:51:59 minutos

Vencedor: Bruno Fraga- GDR Reboleira
João A. Melo

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Correr no Monte da Lua


Janeiro 2010 -------------------------------
21º G. P. Fim da Europa; Sintra - Cabo da Roca

Correr em Sintra, a vila categorizada pela UNESCO como Património Mundial e Paisagem Cultural da Humanidade, já por si era atractivo, subir a correr o íngreme percurso da serra e atravessar o “Monte da Lua” até ao Cabo da Roca, ponto mais Ocidental da Europa, mais aliciante se tornou.

Quando tive conhecimento da realização desta prova, logo me ficou na ideia que não poderia perder esta oportunidade. Os 17 km iriam custar a calcorrear mas depois de ter visto o mapa do percurso, reflecti que custariam mais os primeiros 3 km e depois, do 9º ao 10º, com subidas íngremes. Assim foi, subi até ao cruzamento do Palácio da Pena com uma passada lenta, depois tive tempo para descansar no percurso seguinte até ao Convento dos Capuchos, seguidamente custou bastante a subida até ao parque de merendas junto da Peninha, finalmente a descida de cerca de 6 km até ao Cabo da Roca, que foi sempre a abrir.
Tem que ser reconhecida a boa organização da prova, pois além de terem levado numa carrinha os nossos sacos com o fato de treino para vestir no final da prova, também montaram uma tenda gigante que nos abrigou do vento e frio, sempre presente no Cabo da Roca. Quanto ao “manjar” que foi servido, claro que os primeiros foram os mais premiados (mereceram), mas há a salientar que vi servir também sandes e chá quentinho para aqueles que chegaram mais tarde. No final fomos transportados em autocarros até ao local de partida. Gostei e no próximo ano, se puder, lá estarei de novo!

24 Janeiro (Dom) 10h00 - 17km
Escalão: Veteranos II
Participantes: 1453
Classificação: 859º,
Tempo: 01:30:33 minutos

Vencedor da prova: José Maduro- Maia Clube

Links: GP Fim da Europa
          Fotos
João A. Melo

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Atletismo em Camarnal - Alenquer


Janeiro 2010  ----------------------------------

28ª Grande prova de Atletismo de Camarnal – Alenquer
A minha primeira prova do ano, nesta pequena povoação do Camarnal. Sabendo apenas que ficava junto de Alenquer adivinhava-se uma prova com poucos participantes e (quase) todos os que iam já eram conhecedores do percurso. Não havia chips e os dorsais eram artesanais, mas depois do exemplo de boa organização do G.P. da Arrábida, também uma colectividade, sem grandes tecnologias também aqui poderia acontecer.
Assim foi, os atletas não eram muitos e quase todos repetentes, mas notava-se um grande empenho dos organizadores e entusiasmo na população que não deixou de comparecer nas rua, a aplaudir, apesar do frio que se fazia sentir.
Quanto à corrida, foram duas voltas à povoação, passando por uma localidade vizinha, tendo duas subidas com algum grau de dificuldade e assim lá se participou em mais uma prova. Apesar de não ter havido cronometragem dos tempos, há a salientar a boa organização.




17 Janeiro (Dom) 10h30 - 10km
Escalão: Veteranos II
Participantes: 363
Classificação: 275º,
Tempo: 00:51:15 minutos (no meu cronometro)

 Vencedor: António Travassos - Sporting Clube de Portugal
João A. Melo

S. Silveste à chuva


Dezembro 2009 ------------------------------

21º S. Silvestre dos Olivais – Lisboa
Não pude participar na S. Silvestre de Lisboa mas fui à dos Olivais que também é Lisboa. Estava um dia bastante frio e chovera muito durante toda a tarde, por isso tudo se poderia esperar durante a prova, mas fosse o que fosse estava ali para participar. Passados 5 minutos do início desabou sobre todos nós uma grande “pancada” de chuva, aí vamos todos encharcados por aí fora. Achei a corrida difícil pois teve algumas subidas bem acentuadas, depois foi descer até ao Parque Expo para depois subir novamente até à meta num percurso de cerca de 4 km. Segundo ouvi dizer por aqueles que fazem uso das novas tecnologias do GPS e que marca a distância sem enganos, a prova teve mais 600m, por isso me pareceu que, depois da indicação de 7 km…a meta nunca mais aparecia! Os parabéns a todos os que participaram, pois na realidade foi uma prova difícil!
30 Dezembro (Dom) 18h30 - 10km
Escalão: veteranos II
Participantes: 1052
Classificação Geral: 675º
Tempo: 00:53:37 minutos
Vencedor : ELIJAH BIRGEN - Kenia
João A. Melo

S. Silvestre


Dezembro de 2009 -----------------------------------------
7ª S. Silvestre de Arruda dos Vinhos
Outra participação numa corrida pré-natalícia em terras de bom vinho. Foi um dia de muito…muito frio, deveriam estar entre 1 a 3 graus e uma grande humidade. O aquecimento foi mesmo sem parar (nem podia ser de outra maneira) até à hora de partida. O percurso foi efectuado nas ruas da cidade em 3 voltas, com bastantes subidas e descidas. A minha “meta” foi mesmo o gosto por participar em mais uma manifestação desportiva popular.






19 Dezembro (Dom) 18h30 - 8km
Escalão: veteranos +45
Terminaram a prova: 200
Classificação Geral: 157º,
Tempo: 00:34:49 minutos

Vencedor: Luís Pinto - CS Maritimo
João A. Melo

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Grande Prémio do Natal


Dezembro 2009---------------------------------------------------------
 
52º Grande Prémio do Natal - Lisboa

O que me levou a participar nesta prova foi o facto de se prognosticar uma corrida que seria de festa natalícia, tendo também como aliciante percorrer algumas das ruas mais emblemáticas da capital portuguesa, além de ser uma corrida já na 52ª realização.
A prova foi organizada pela Associação de Atletismo de Lisboa, em conjunto com a Sportzone e com colaboração da Câmara Municipal de Lisboa. A partida foi na Praça Duque de Saldanha, seguindo depois pela Av. da República em direcção ao Campo Grande, dando a volta junto ao Estádio do SCP, novamente Av. da República passando depois pela Av. da Liberdade, retornando no Rossio e com meta nos Restauradores.

No Saldanha reencontrei-me com o Mário Lima, um amigo que já não via há bastante tempo, e que também iria participar na prova, sendo já um veterano nestas "andanças" e um bom exemplo a seguir para quem quiser, não só levar uma vida saudável a correr mas também divertir-se, viajando e confraternizando.
Quanto à corrida, foi a que me senti melhor, pois as dificuldades também não eram muitas, tirando os sobe-e-desce dos túneis, foi sempre plana e ainda teve a grande descida até ao Rossio. Ao chegar bem pertinho da meta, nos Restauradores, tive uma uma surpresa bem desagradável, dado que a cerca de 50 metros, dei com atletas parados, que esperavam em fila para chegar à linha de meta, para o respectivo controle dos chips. Fiquei (quase todos ficaram, excepto talvez os primeiros 100) ali na "bicha" cerca de 5 minutos, bastante desiludido e transpirado, além de me arriscar a apanhar uma valente constipação, pois estava bastante frio. Para mim foi também surpresa a deficiente organização do evento, ainda por cima de associação de atletismo com larga experiência.

13 Dezembro (Dom) 10h00 - 10km
Escalão: veteranos B
Completaram a prova: 1159
Classificação Geral: 656º,
Tempo: 00:50:00 (estive 5 minutos na fila para o controle de chegada da meta)
(00:45:20 minutos registados no meu cronometro)

Vencedor: VALERIJ SZONEROVICS - Letónia
João A. Melo



Um moscatel de Setúbal


Novembro de 2009 ----------------------------------------


IV Grande Prémio da Arrábida - Setúbal


Arrábida soava a serra e por conseguinte a dificuldades acrescidas, mas tinha prometido que iria participar e lá fui, acompanhado de dois colegas de trabalho e também das corridas. A prova foi organizada pela Associação de Atletismo Lebres do Sado, a concentração e partida foi no Jardim de Vanicelos, em Setúbal, um local aprazível. Estivera a chover intensamente mas por obra e graça, à hora da partida o S. Pedro deu umas tréguas.
O percurso, típico de montanha, poderá dizer-se que foi mais em terra batida que em alcatrão, tendo uma subida (quase) íngreme de cerca de 4 km, até ao Castelo de Palmela. A partir daí até à chegada, foi feito em descida mas por caminhos sinuosos e caso não se tivesse as devidas precauções poderia pôr-se o pé no buraco.
Esta prova teve uma agradável cena de teatro, em que a cerca dos 10.000 do percurso surge um empregado de mesa, vestido a rigor, a servir um cálice de vinho Moscatel de Setúbal a todos os participantes, e numa mesinha ao lado uns biscoitos para quem fosse servido. Eu como sou apreciador de vinhos, não poderia deixar de provar aquele néctar, que por sinal era bem bom, depois foi continuar a correr até à meta, para ganhar a camisola e uma garrafinha dele!
À a salientar a boa organização da prova, tudo muito certinho, tanto na partida como na chegada e finalmente na entrega dos prémios. Um bom exemplo para muitos com mais condições!
29 Novembro (Dom) 10h00 – 12,5 km
Escalão: veteranos III
Terminaram a prova: 276
Classificação Geral: 195º,
Tempo: 01:10:21 h
Link:  Lebres do Sado 
João A. Melo

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Pela solidariedade


Novembro 2009 ---------------------------------------------------------

1ª Corrida Mão Solidária – Cruz Vermelha - Lisboa

Correr pela solidariedade é sempre gratificante, por isso foi uma corrida em que senti um certo prazer, pois foi por uma causa nobre!
A partida foi na Av. almirante Gago Coutinho, junto à sede da Cruz Vermelha, tendo um percurso fácil no início, descendo toda a Av. de Berlim, passando pelo Parque Expo, seguindo-se depois o "revés da medalha", sempre a subir, alguns troços bastante acentuados, até junto do Parque da Bela Vista e finalmente a subida até à meta, onde fora a partida.
Foi mais uma prova que, apesar de me ter sentido bastante cansado, serviu para acentuar o gosto pela corrida!

15 Novembro (Dom) 10h00 - 10km


Escalão: veteranos II
Terminaram a prova: 771
Classificação Geral: 368º,
Tempo: 00:53:26 minutos

João A. Melo

Continuação...

Outubro de 2009 ---------------------------------------------------------

1ª Corrida do Aeroporto - Lisboa


"É a 1ª Corrida do Aeroporto, vamos experimentar, deve ser porreiro" Para mim foi a segunda...
Iniciou-se junto ao terminal de contentores do Aeroporto, virada para a Alta de Lisboa, onde decorreu a prova. Senti algumas dificuldades, pois a prova teve várias subidas acentuadas e prolongadas, mas a vontade de chegar ao fim prevaleceu. Cumpri os meus objectivos que eram participar. No final, o normal convívio com os companheiros de corrida, os comentários das peripécias...e vamos embora, ficando um sentimento de bem estar. Mais tarde foi-me comunicado pelo amigo dos blogues, o Mário Lima, que também participara, Hoje corro eu...tendo inclusivamente, me indicado o local onde poderia ver as fotos da prova. Foi uma agradável surpresa, pois o Mário já era um corredor de longa data, com muita experiência e excelentes resultados para a sua categoria, teria a partir daí mais um amigo a contar.


18 Outubro 2009(Dom) 10h30- 10km

Escalão: veteranos III
Terminaram a prova: 826
Classificação Geral: 442º,
Tempo: 00:51:18 minutos


João A. Melo

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A primeira

Setembro 2009 ---------------------------------------------------------

3ª corrida da linha – Destak; Cascais

Tinham-me desafiado para experimentar e fui mesmo. Sentia-me um pouco expectante e algo nervoso, pois era a minha primeira corrida no meio de tanta gente e alguns bem famosos. Quando parti não sabia como iria acabar, ou até se iria desistir durante a prova, mas lá fui. Como tinha planeado, não apertei no início e mantive uma passada regular, dentro das minhas possibilidades. Os quilómetros foram passando e as minhas pernas foram-se aguentando. Aos 7 km senti uma certa fraqueza, porém mentalizei-me que que não podia desistir e fui buscar energias à força de vontade e terminei a prova cansado mas feliz.

20 Setembro (Domingo) 10h00 - 10km

Escalão: veteranos II
Terminaram a prova: 2226
Classificação Geral: 1091º,
Tempo: 00:53:17 minutos


João A. Melo

Correr para quê

Desde os tempos de escola até cerca dos 30 anos de idade, pratiquei exercício físico regularmente. Primeiro, nas aulas de ginástica nos vários anos de escolaridade, depois, por imperativos dos cursos que efectuei no meu percurso profissional. Devido a um certo sedentarismo profissional e familiar, o exercício físico começou a ficar para trás.
Há dois anos atrás, por notar em mim um certo cansaço físico, também para me sentir melhor e prevenir doenças cardíacas, comecei a efectuar corrida (jogging) de manutenção, 3 vezes por semana, com duração de cerca de 40 minutos e num percurso de 4 km.
Os resultados apareceram, não me cansava tanto, os níveis de colesterol desceram, passei a sentir-me melhor e consegui ultrapassar também mais facilmente situações de stress. O hábito de correr foi ficando e passou a fazer parte do meu quotidiano.
Alguns amigos começaram a “meter-me na cabeça” para participar em provas de estrada amadoras e interroguei-me se seria capaz de aguentar 10 km seguidos. Em Setembro do ano transacto fui desafiado para os acompanhar na Corrida da Linha – Destak, tendo eu acedido, aproveitando para pôr à prova as minhas capacidades, assim como também para passar uns momentos de sã camaradagem.
No final da prova senti-me bem, tanto físico como mentalmente, pois terminei a corrida sem as dificuldades que temia, não era um bicho-de-sete-cabeças, além disso foi um belo convívio.
Depois dessa corrida seguiram-se outras, sempre na expectativa de simplesmente participar, conviver, sentir-me bem, dando o meu melhor a CORRER E VIVER.
Aqui ficam os registos.

João A. Melo